Home » » Ataque contra líder do Exército Sírio Livre destaca disputas internas entre os grupos que lutam contra regime do país

Ataque contra líder do Exército Sírio Livre destaca disputas internas entre os grupos que lutam contra regime do país

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on sábado, 13 de julho de 2013 | 08:11


Militantes ligados à Al-Qaeda mataram nesta quinta-feira (11) um comandante rebelde no noroeste da Síria, informaram um grupo ativista e uma porta-voz da oposição nesta sexta-feira (12), em um sinal das crescentes tensões e disputas internas entre os grupos que lutam para derrubar o regime de Bashar al-Assad.
Reuters
Combatentes do Exército Sírio Livre carregam suas armas e se preparam para uma ofensiva contra forças leais a Bashar al-Assad em Deir al-Zor
O ataque ocorreu enquanto vários morteiros atingiram o bairro de Amara na capital Damasco, deixando ao menos seis mortos e dezenas de feridos, segundo a agência de notícias estatal Sana. Damasco tem sido um alvo frequente de morteiros nos últimos meses, ataques que deixaram vários mortos ou feridos.
Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que membros do Estado Islâmico no Iraque e no Levante - um grupo que emergiu das franquias da Al-Qaeda no Iraque e na Síria - estavam por trás dos disparos contra o comandande do Exército Sírio Livre, Kamal Hamami.
Segundo o Observatório, homens armados atacaram Hamami na noite de quinta-feira depois que militantes tentavam remover um posto de controle que ele havia estabelecido na montanha de Jabal al-Akrad, na província portuária de Latakia. A rede ativista informou que dois homens de Hamami ficaram gravemente feridos.
Sarah Karkour, uma porta-voz da Coalizão Nacional Síria, disse que o Exército Sírio Livre havia confirmado a morte de Hamami por "mãos do Estado Islâmico no Iraque e no Levante". Ela não deu detalhes sobre o caso.
A coalizão apoiada pelo ocidente é um braço político do Exército Sírio Livre, grupo rebelde.
Ativistas no passado já haviam registrado confrontos entre confrontos ocasionais entre grupos rebeldes e militantes islâmicos ativos em regiões rebeldes, especialmente no norte onde a oposição possui controle de grande parte do território.
Há também lutas internas entre curdos e grupos árabes pelo controle do território capturado do governo ao longo da fronteira com a Turquia no ano passado. A luta teve fim após um acordo de cessar-fogo no começo do ano. A morte de Hamami destaca o aprofundamento das lutas de poder entre moderados e extremistas que lutam na guerra civil síria.
Mais de 93 mil foram mortos desde que o conflito na Síria começou em março de 2011, com grandes protestos pacíficos contra o governo Assad que escalonaram par uma guerra civil em resposta à brutal repressão do governo. No último ano, o conflito ganhou um caráter sectário, com a maioria dos rebeldes sunitas lutando contra as forças do governo, apoiadas por combatentes do grupo militante xiita libanês Hezbollah.

Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger