Home » » Comércio potiguar registra maior crescimento do NE

Comércio potiguar registra maior crescimento do NE

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on sexta-feira, 12 de julho de 2013 | 15:21

As vendas do comércio varejista brasileiro contabilizaram em maio o menor crescimento no período desde 2009, segundo dados divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Mensal do Comércio apurou uma alta de 4,5% nas vendas sobre maio do ano passado. Em relação ao mês anterior, as vendas ficaram estáveis. No Rio Grande do Norte, o cenário foi mais favorável.
aldair dantasO programa de crédito para compra de eletrodomésticos no Minha Casa deve beneficiar vendasO programa de crédito para compra de eletrodomésticos no Minha Casa deve beneficiar vendas

As vendas do comércio potiguar cresceram 10,8% no varejo restrito, que não considera vendas de veículos e materiais de construção. Foi a maior expansão do Nordeste e a quarta maior do país, atrás das registradas em Roraima (13,4%), no Mato Grosso (12,6%) e em Rondônia (11,6%).  

Aceleração

O resultado no RN mostra aceleração em relação ao mesmo período de 2012, quando o varejo restrito cresceu 7%. No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, a situação é a mesma. Em 2013, o setor registrou alta de 10,3%, segunda maior da região, atrás da Paraíba (10,7%). Em 2012, o ampliado cresceu 6,9% no mês.

A Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio/RN) já demonstrava otimismo. Em nota divulgada à imprensa no mês passado, em que avaliava o desempenho de abril – quando as vendas cresceram 16,8% no varejo ampliado e 11,6% no restrito, o presidente em exercício da Federação, Luiz Antonio Lacerda, disse esperar que o crescimento se consolidasse nos meses de maio e junho. 

“Temos alguns motivos para acreditar nisso, como a prorrogação dos benefícios fiscais para alguns segmentos, duas datas fortes entre maio e junho (Dia das Mães e Dia dos Namorados) e, mais recentemente, o anúncio de linhas de crédito para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida mobiliarem suas casas”, ressaltou ele, à época.

Com o desempenho alcançado em maio, o varejo restrito do RN acumula alta de 10,2% no ano e de 9,3% em 12 meses. No ampliado, a alta acumulada em 2013 é de 10,8% e em 12 meses chega a 10,5%.
 
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger