Home » » Instituto de meteorologia confirma neve em Curitiba e Região

Instituto de meteorologia confirma neve em Curitiba e Região

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on terça-feira, 23 de julho de 2013 | 11:56

A última ocorrência do fenômeno na capital havia sido em 1975.
Flocos de neve e chuva congelada foram registrados em diversos bairros.

Fernando Castro e Adriana JustiDo G1 PR

Após 38 anos, os curitibanos voltaram a ver neve nesta terça-feira (23). De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a neve foi registrada em alguns bairros da cidade por volta das 8h.
Ainda segundo o instituto, também nevou em cidades da Região Metropolitana comoAraucária, Campo Largo e Lapa. Em São José dos Pinhais, a Infraero confirmou a ocorrência de neve no aeroporto Afonso Pena.
Neve foi registrada no quartel do bairro Pinheirinho, em Curitiba (Foto: Diego Medina/ VC no G1)Neve foi registrada no quartel do bairro Pinheirinho, em Curitiba (Foto: Diego Medina/ VC no G1)
O internauta João Rocha Santos enviou um vídeo registrado no bairro Pinheirinho, em Curitiba. As imagens mostram intensa precipitação em frente à casa dele, na manhã desta terça.De acordo com o Simepar, a neve foi registrada entre as 8h e as 8h30, quando a temperatura era de 2ºC. Além da neve, diversos bairros registraram chuva congelada. Nas previsões do Simepar, deve ser difícil a ocorrência de mais neve, já que a área de instabilidade que favoreceu o fenômeno começou a se deslocar para o leste.
João e avó vão ficar de plantão no Parque Barigui caso caia mais neve na capital  (Foto: Adriana Justi / G1)João e Célia vão ficar de plantão no Parque Barigui caso caia mais neve na capital (Foto: Adriana Justi / G1)
Mesmo com poucas chances de mais incidências de neve para esta terça-feira, a professora Célia Cristina de 47 anos e João Gabriel da Silva de oito anos, decidiram se deslocar do bairro Boa Vista, onde puderam presenciar a neve, para o Parque Barigui.
Termômetro no bairro Santa Felicidade indicava 0ºC por volta das 9h30 em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)Termômetro no bairro Santa Felicidade indicava 0ºC por
volta das 9h30 em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)
"Nós já estávamos de plantão para ver os flocos de neve desde ontem a noite, mal dormimos direito. Hoje pela manhã, quando eu estava preparando o café, veio a surpresa. Corri para chamar meu neto e nos emocionamos. Foi lindo, nunca tínhamos visto", relatou a professora.
João Gabriel afirmou que vai ficar de plantão com a máquina fotográfica para registrar a possível volta do fenômeno. "Eu tenho certeza que vai cair neve denovo. Vou ficar aqui, não tenho medo do frio. Trouxe até a minha máquina pra não perder nenhum minuto".
Cecília comemora por presenciar a neve duas vezes em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)Cecília comemora por presenciar a neve duas
vezes em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)
A aposentada Cecília Obozza de 74 anos é testemunha de que a neve de 1975 foi mais emocionante que a atual. "Não fez nem cócegas", brincou.
"Eu lembro que naquela época nós corremos para a XV de Novembro para brincar, tirar foto. E uma coisa que eu nunca vou esquecer é que naquele dia era aniversário da minha neta de 15 anos. Sabe o que eu dei de presente a ela? Um belo boneco de neve", acrescentou. "Hoje, mal deu tempo de eu correr na janela pra ver e já tinha acabado. Mesmo assim, foi lindo, eu adorei", comentou.
Ainda de acordo com o Simepar, as mínimas registradas nos municípios com incidência de neve foram de 1,5ºC em Curitiba, 1,1ºC em Pinhais e 0,6ºC na Lapa
No interior
Nevou em pelo menos nove municípios do Paraná entre a noite de segunda-feira (22) e madrugada desta terça. A menor temperatura registrada no início da manhã era de 0,5ºC negativo em Guarapuava, na região central do estado. Grande parte dos outros municípios tiveram mínimas entre 0ºC e 5ºC no mesmo período.
Em Guarapuava, a incidência de neve causou estragos e pelo menos dez acidentes na noite de segunda-feira (22), segundo o Corpo de Bombeiros. Um dos acidentes, que envolveu um carro e um caminhão na BR-277, deixou duas pessoas mortas e três feridas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista escorregadia facilitou para que os condutores perdessem o controle.
Guarapuava teve mínima de 0,5 negativo nesta terça-feira  (Foto: Carolina Telles / RPC TV)Guarapuava teve mínima de 0,5 negativo nesta terça-feira (Foto: Carolina Telles / RPC TV)

 

Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger