Home » » Médicos da UTI do HWG confirmam pedido de demissão

Médicos da UTI do HWG confirmam pedido de demissão

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on sábado, 6 de julho de 2013 | 08:14

Os pedidos de demissão dos cargos públicos no quadro de servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) vai reduzir de oito para três o número de médicos lotados na UTI cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel. Dos cinco cardiologistas demissionários pela falta de condições de trabalho naquela unidade, quatro já protocolaram no setor de Recursos Humanos do HWG, ontem de manhã, o requerimento da decisão tomada em conjunto, mas que precisava ser encaminhada individualmente. Os documentos  agora serão remetidos à área de recursos humanos da Sesap.
João Maria AlvesMédicos demissionários estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto FonsecaMédicos demissionários estiveram reunidos com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca

“A nossa posição é irrevogável”, disse o George Paulo Cobe Fonseca, já no meio da tarde, depois de ter participado pela manhã de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca. 

Além de George Fonseca, estavam na reunião os cardiologistas Cristiane Guedes Pita, Luciano Pilla Pinto e Rodrigo Lopes de Souza.  O cardiologista Sterfferson Luiz Melo Duarte esteve ausente porque fazia uma cirurgia no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).  George Fonseca afirmou que os  cardiologistas vão continuar cumprindo a escala de plantão até sair o ato de exoneração no Diário Oficial do Estado. 

 Ele explicou que há mais de dois anos a Sesap já vinha sendo alertada sobre a insatisfação dos médicos da UTI cardiológica sobre as más condições de trabalho, como falta de medicamentos, de insumos e de equipamento.

Fonseca prestou concurso público para intensivista em 2009 e disse que a unidade de terapia intensiva da Cardiologia do HWG chegou a ter 12 profissionais, mas alguns saíram para ocupar outras funções administrativas dentro do governo estadual. Para Fonseca, o problema da UTI cardiológica do HWG não é propriamente a quantidade de médicos ou da escala de plantão, mas de falta de estrutura.

A aquisição de um aparelho portátil de raio x e outro de ecocardiograma são os equipamentos pleiteados pelos médicos da UTI cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel. Por falta deles, os pacientes infartados ou que precisam de cirurgia, têm de ser levados a outra sala do pronto-socorro e encaminhados ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Petrópolis, para a realização do eco.

Licitação

O secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, disse que os dois equipamentos estão sendo comprados dentro de uma licitação de R$ 2  milhões que já está em curso, “mas que se demorar mais de 30 dias, a gente vai alocar para dar resposta aos pacientes”. Luiz Roberto Fonseca disse que dentro de 45 dias a UTI cardiológica não terá dificuldades com equipamentos.

Quanto a escala de plantão, os horários estão preenchidos  até o fim de julho. O secretário admite que são necessários seis profissionais para se ter um índice de segurança técnica na UTI para os plantões, além de um chefe diarista, função que está sendo exercida pelo médico George Cobe Fonseca.

Ele afirmou, também, que no caso de os cinco cardiologistas confirmarem os pedidos de demissões, a Sesap vai remanejar cardiologistas  que desempenham outras funções dentro HWG ou de  outras unidades de saúde para a UTI cardiológica ou mesmo contratualizar a iniciativa privada para prestar esse tipo de serviço.  O secretário Luiz R. Fonseca disse considerar “razoáveis os pleitos e entender as dificuldades de cada um’, mas se queixou afirmando que “a insatisfação generalizada” e a falta resolutividade dos serviços de saúde não são exclusividade do município de Natal ou do governo do Rio Grande do  Norte, mas de todo o Brasil.

Fonte: Tribuna do Norte
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger