Home » » Pouca verba para muitas obras

Pouca verba para muitas obras

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on terça-feira, 30 de julho de 2013 | 20:55

Dentre as muitas dificuldades na gestão pública da área cultural, a manutenção dos equipamentos públicos ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas secretarias. Seja no âmbito municipal ou estadual, é grande o número de equipamentos públicos culturais desativados, que passam por longas reformas ou esperam recursos federais para serem restaurados. Enquanto algumas obras caminham a passos lentos e outras parecem paradas  no tempo, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e a Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto (Secult-RN/FJA) priorizam outros projetos, enquanto repensam o modelo de gestão dos equipamentos.
Magnus NascimentoCom obra iniciada neste semestre, Biblioteca Estadual Câmara Cascudo só deverá reabrir no segundo semestre de 2014Com obra iniciada neste semestre, Biblioteca Estadual Câmara Cascudo só deverá reabrir no segundo semestre de 2014

No que diz respeito ao município, praticamente todos os equipamentos culturais estão desativados ou com reformas pendentes. O Memorial de Natal, no Parque da Cidade, está interditado por falta de estrutura, assim como o Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, no bairro do Gramoré, que necessita de reparos na estrutura do prédio e na parte elétrica, além de serviços de limpeza e jardinagem. Já o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira, e o Centro Cultural Chico Miséria, no conjunto Panatis, estão fechados e inativos desde a gestão anterior.

Mas o caso mais emblemático é o do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim. Interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 2009, o teatro já recebeu uma promessa de reforma no valor de R$ 800 mil, sendo a contrapartida municipal de R$ 215 mil e o restante viabilizado por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Segundo o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, o projeto da reforma foi concluído, mas as pendências da Prefeitura de Natal no Cadastro Único de Convênios (CAUC) impediram a vinda dos recursos.
 
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger