Home » » Tradicional Feirinha reúne caicoenses em confraternização

Tradicional Feirinha reúne caicoenses em confraternização

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on quinta-feira, 25 de julho de 2013 | 13:19

Os caicoenses ausentes da cidade ou não, se reúnem todos os anos na Festa de Sant’Ana, na última quinta-feira do evento para se confraternizar no largo da Catedral. Nesse dia é realizada a Feirinha de Comidas Típicas, um evento tradicional. A data precisa de quando começou, não é conhecida, mas, o que se sabe é que o evento virou tradição, e para os organizadores não se pode imaginar a comemoração em honra da padroeira do Seridó, sem a Feirinha. 
Sidney SilvaPrincipal ponto da Feirinha é nas proximidades da igrejaPrincipal ponto da Feirinha é nas proximidades da igreja

Um dos organizadores é o contador, Péricles Carrero. Ele disse que a abertura está prevista para às 9h com a palavra do pároco, monsenhor Edson Medeiros. São esperadas 15 mil pessoas passando pelo local do evento durante todo o dia.

Nas barracas montadas pela comissão organizadora da festa, pelo menos 20, são vendidas as comidas típicas como churrasco, arroz de leite, feijão verde, paçoca, carneiro, buchada, xerém, sarapatel, vatapá de camarão, fritada com xerém, creme de galinha, krep’s, queijo, doces, bolos e filhós com mel, entre outros.

Além da degustação da culinária seridoense, as pessoas que participam da Feirinha, aproveitam para se reencontrar e confraternizar. Os familiares em suas casas ao lado da Igreja Mãe da Diocese se preparam e passam o dia recebendo convidados residentes em outros estados e demais cidades do Rio Grande do Norte.

Sobre a história da Feira, monsenhor Antenor Salvino de Araújo, pároco emérito de Sant’Ana, afirma que começou há pelo menos 50 anos, não sabendo afirmar uma data com precisão. As primeiras barracas foram montadas na Rua Manoel Vale, no centro da cidade, mais afastada da Catedral. Somente quando o bispo de Caicó era Dom Heitor de Araújo Sales, é que o local mudou.

O Conselho Administrativo criado na Paróquia do Monsenhor Antenor Salvino é o responsável pela Feira e diversos outros eventos da Festa. “Aos poucos, com o passar dos anos, o evento se modificou, crescendo mais e mais, chegando ao que é atualmente”, disse ele.

As pastorais com atuação na Paróquia de Sant’Ana, como Grupo de Catequese, Apostolado da Oração, ECC, Equipes de Nossa Senhora, e instituições como o Lions, é que ocupam as barracas com a venda das comidas.

Durante a Feirinha de Sant’Ana, devem visitar o local  inúmeros prefeitos, deputados, vereadores, senadores. As principais lideranças políticas do Estado se encontram em Caicó, neste dia. A governadora Rosalba Ciarlini não virá devido agenda na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Evento reúne artesanato de municípios do Seridó

A Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó – FAMUSE, foi aberta na noite desta quarta-feira, (24). Os estandes estão montados no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

A organizadora é Arlete Silva, diretora do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS), e ela disse que: “o espaço cultural reúne o que existe de melhor no artesanato da região do Seridó”.

Este ano a feira está comemorando 30 edições. Cerca de 140 estantes estão montados na Ilha.

Programação Religiosa

25 de Julho

19h00 – Novena

Programação social 

Na FAMUSE


25 de Julho (Quinta-feira) 

12h00 – Forró Xique-Xique

18h00 – Clécio Melo – Violão Brasileiro e Adelange Santos

19h30 – Hilka Rachel

Pavilhão Cultural (ao lado da Catedral)

25 de Julho (Quinta-feira)

Grupo S de Samba (Feirinha)

Cleyton Pinheiro e Banda (à noite)

CASA DA CULTURA

21h00 - Poetas Repentistas –Violeiros

ATLÉTICO CLUBE CORINTIANS

23h00 - Garota Safada, Magníficos, Roberto Vaneirão e Cavalo De Pau.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger