Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.
Ultimas Noticias

TRINTA BALEIAS ENCALHARAM EM PRAIA POTIGUAR

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 22:10


Na madrugada deste domingo (22), cerca de 30 baleias da espécie baleia-piloto encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca. Técnicos ambientais e populares conseguiram devolver 25 animais ao mar, mas sete deles morreram próximos as pedras.
O resgate dos animais foi realizado por volta das 4h com uma equipe formada por técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca e embarcações da Capitania dos Portos, além do apoio de populares.

Baleias encalhadas morreram antes do resgate dos técnicos ambientais (Foto: Carlos Júnior)

Os animais ficaram presos em uma área de pedras e alguns conseguiram ser puxados em um trabalho de voluntários e embarcações.
Ainda não se sabe o que motivou o encalhe coletivo, mas os animais mortos serão recolhidos para autópsia.
O biólogo Valdir Nery está no local desde a madrugada de hoje. Ele afirmou à imprensa que a necrópsia da mortandade já foi iniciada. “Os estudos sobre as causas do encalhamento ainda serão iniciados. Por enquanto não é possível dizer o que motivou  até aqui”, frisou Valdir.

Animais foram recolhidos por escavadeiras e levados para necropsia (Foto: Carlos Júnior)

O coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima, destacou que a baleia piloto, como é chamada, é na verdade um golfinho.
“O adulto pode atingir até oito metros de comprimento e por ser tão grande o chamam popularmente de baleia”, explicou ele. Os populares que vivem na área invadiram o mar para ajudar os biológicos a reconduzi-los ao mar. Segundo informações não há perigo quanto a integridade física das pessoas.

Biólogos tentam descobrir espécie de tubarão que atacou baleia no RN

Falsa-orca foi atacada por tubarões após ser devolvida ao mar no RN (Foto: Carlos Júnior)
Falsa-orca foi atacada por tubarões após ser
devolvida ao mar no RN ...
Biólogos do Rio Grande do Norte ainda tentam identificar a espécie de tubarão que atacou uma das baleias que encalhou no litoral potiguar. Na manhã deste domingo, 30 animais da espécie falsa-orca encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca. Seis delas morreram no local. Outra, que foi devolvida ao mar, acabou morta logo em seguida ao ser atacada em alto-mar. À tarde, o corpo dela voltou à praia com várias marcas de mordidas de tubarão.
“Não  foi encontrado nenhum dente para ajudar na identificação da espécie ou espécies que atacaram o animal”, disse o biólogo Flávio José Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN).
Ainda de acordo com o biólogo, o ataque não deve preocupar banhistas que frequentam as praias da região. "Muito provavelmente o ataque aconteceu em águas profundas. É lá onde os cetáceos vivem. Os tubarões também ficam nessa área. Não há alimento para eles nas águas rasas”, explicou Flávio José. As marcas foram registradas pelos pesquisadores, que enviarão fotos para um especialista em tubarões. “Vamos tentar identificar a espécie através dessas mordidas”, acrescentou.
Das 30 baleias que encalharam, sete morreram (v
Baleias encalharam na praia de Upanema neste domingo (22) (Foto: Divulgação/PM)Baleias encalharam na praia de Upanema, litoral de Areia Branca (Foto: Divulgação/PM)

Natal é a 2ª capital com pior índice de gestão pública do Brasil, diz Firjan

Índice aponta capital potiguar com gestão em dificuldade.
Serra Negra do Norte foi a cidade mais bem avaliada na gestão fiscal.



Melhores resultados do RN
CidadeÍndice FirjanVariação
Serra Negra
do Norte
0,725820,0%
Alto do Rodrigues0,723452,4%
São José do Seridó0,697626,1%
Viçosa0,6835-10,4%
Senador Elói de Souza0,664718,3%
Parazinho0,650966,9%
Ielmo Marinho0,64493,3%
Almino Afonso0,6368-11,8%
Lajes0,6288-0,8%
Guamaré0,6229-3,1%































Natal foi classificada como a segunda capital          brasileira que pior administra seus recursos públicos.   O desempenho da cidade só fica a frente de Macapá,  segundo informou o Índice de Gestão Fiscal calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que fez o levantamento da situação fiscal de cidades em todo o Brasil, incluindo 154 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

 Os números divulgados nesta segunda-feira (23)  levam em consideração dados de 2011, que incluem  receita própria, liquidez, investimentos, gastos com pessoal e custo da dívida.

 Com um índice de 0,4375, Natal teve uma gestão considerada "em dificuldade" pela Firjan. A avaliação varia de "gestão de excelência" (acima de 0,8) para  "gestão crítica" (abaixo de 0,4). A "boa gestão" fica entre 0,6 e 0,8, enquanto a "gestão em dificuldade" se aplica a cidades com índice entre 0,4 e 0,6, como é o caso da capital potiguar. Nos rankings estadual e nacional de municípios, Natal está nos 63º e 3780º lugares, respectivamente.


O desempenho natalense era de 0,7270 em 2006,   ínicio da série histórica divulgada pela Firjan. Considerada boa, a gestão era a 6ª no estado e 358ª   no Brasil.
   
 Gestão mal avaliada em 143 cidades

Das 154 cidades potiguares avaliadas pela Firjan, 143 possuem gestões em situação crítica ou difícil. O percentual de 92,8% é similar ao observado no ano passado, quando 91,9% foram mal avaliadas.

Piores resultados do RN                  
CidadeÍndice FirjanVariação 
São Pedro0,2467-22,9%          
Serrinha0,2440-36,1%
Itajá0,2392-18,9%
Tibau0,2277-6,9%
Lagoa Nova0,2249-21,8%
Cerro Corá0,2211-45,6%
Montanhas0,2017-30,6%
Taipu0,1506-66,7%
São Bento do Trairí0,0887-56,7%
Pedro Velho0,0847-50,6%



























 A federação acrescenta que 33 cidades potiguares (21,4%) ficaram entre os 500 piores resultados do Brasil. Nos cinco indicadores (receita própria,  iquidez, investimentos, gastos com pessoal e custo  da dívida) que compõe o índice o estado ficou abaixo  da média nacional.

 Com um índice de 0,7258, a cidade de Serra Negra do Norte ficou com o primeiro lugar no estado. A Firjan destacou os desempenhos do município nos indicadores de liquidez e investimentos. A federação também fez menção às evoluções dos municípios de Parazinho (66,9%) e Alto do Rodrigues (52,4%) em relação ao ano passado. Os dois estão entre as dez melhores gestões fiscais do RN.

 Entre os dez piores resultados do RN estão os municípios de São Pedro, Serrinha, itajá, Tibau, Lagoa Nova, Cerro Corá, Montanhas, Taipu, São Bento do Trairi e Pedro Velho, com gestão fiscal avaliada em 0,0847. Todas as cidades tiveram notas zero no indicador de liquidez. "Isso indica que terminaram o ano de 2011 com mais restos a pagar do que recursos em caixa para cobri-los no exercício  seguinte", explica a Firjan.

Além disso, quatro municípios registraram nota zero no indicador de gastos com pessoal, o que indica que superaram o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a folha de salários do funcionalismo municipal.

Justiça impõe limites para greve da Polícia Civil no RN

Do G1 RN

Grevistas devem manter distância de 200 metros de órgãos públicos.
Desembargador acatou pedido formulado pela Procuradoria do Estado.

Grevistas querem ser recebidos pelo secretário de Segurança (Foto: Elaine Vládia) 
 Os membros do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) devem manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo do Estado. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23) pelo desembargador Cláudio Santos, do Tribunal de Justiça potiguar, que acatou pedido formulado pelo Estado. A medida também vale para as delegacias de plantão, Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O sindicato, segundo a decisão, ficará impedido de criar "qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou mesmo servidores públicos a esses órgãos". A multa por descumprimento é de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado, segundo informou o TJRN.
Na decisão, o magistrado informa que a greve “tem perturbado ou obstado o normal funcionamento de algumas repartições públicas, bem como o funcionamento do serviço de remoção de cadáveres”. O desembargador argumenta que é necessária “a adoção de medidas mais eficazes para compelir o sindicato recalcitrante a obedecer a ordem jurídica posta”.Segundo a diretoria do Sinpol, a medida é "pessoal". "A decisão reforça mais uma vez a pessoalidade das decisões do desembargador Cláudio Santos, que foi secretário de Segurança Pública do RN no passado, travando embates contra o sindicato". A diretoria do Sinpol pede suspeição de Cláudio Santos e antecipou ao G1 que as as decisões serão avaliadas em assembleia a partir das 8h desta terça-feira (23).
Em sua petição, o Estado alega que o Sinpol/RN não cumpriu a decisão judicial que determinou a garantia de um efetivo mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Itep durante o período de paralisação da categoria, iniciada em 6 de agosto.
Em sua decisão, o desembargador Cláudio Santos observa que embora o processo esteja suspenso, uma vez que o Sinpol alegou que ele é suspeito para julgar o processo, o Código de Processo Civil, em seu artigo 266, prevê a adoção, pelo juiz, “de medidas urgentes, a fim de evitar dano irreparável, mesmo durante o prazo de suspensão do processo, e visando ao resguardo da ordem jurídica, e ante a essencialidade do serviço de segurança pública, que ora é flagrantemente desrespeitada”.
Medidas
Além da restrição sobre a distância mínima a ser observada pelo Sinpol, o magistrado determinou - sob alegação de que os policiais civis andam armados e de que os dirigentes sindicais querem o confronto - a proibição de qualquer manifestação armada, sob pena de multa de R$ 50 mil ao sindicato, e proibiu que os servidores do Itep deixem de recolher os cadáveres, sob pena de multa de igual valor.

Claudio Santos aplicou ainda uma multa pessoal a todos os diretores do Sinpol/RN, no valor de R$ 5 mil, por dia de descumprimento, até o limite de R$ 50 mil, enquanto perdurar a greve. Além disso, por medida de cautela, autorizou “a retenção da contribuição sindical descontada de cada servidor contribuinte, viabilizando o adimplemento da execução da decisão judicial”.

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E MOTO EM MOSSORÓ

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on domingo, 22 de setembro de 2013 | 19:21



Um grave acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado no final da manhã de hoje (22) de setembro de 2013 no cruzamento da BR 304 com a RN 117 (estrada que vai para Governador Dix Sept Rosado) deixando gravemente ferido o frentista do posto Laser Daniel Henrique Pereira de Almeida 22 anos  residente no conjunto Santa Delmira em Mossoró,
De acordo com as informações colhidas no local do acidente a vítima estava vindo do Santa Delmira pela BR 304 para o posto Laser que fica em frente a base da Petróbras onde trabalha a bordo de sua moto HONDA de cor prata placa MYX 1196 Alexandria RN quando o veículo tipo CROSS FOX de cor vermelha placas MXM 3341 conduzido por Igor Moraes Mendes atravessou a BR onde aconteceu a colisão.
Após o acidente o condutor do CROSS FOX perdeu o controle do veículo descendo uma ribanceira que fica na lateral da pista,a PRF e a Polícia Militar estiveram no local dando apoio a ocorrência.
A vítima foi socorrida consciente por uma equipe do SAMU e conduzido para o Hospital Regional Tarcisio Maia






BLOG PASSANDO NA HORA
Condutor do cross fox (Camisa rosa)

Suspeito de atirar em policial militar era foragido da Paraíba


Francisco Diógenes, de acordo com a polícia, é um dos criminosos mais procurados no Nordeste.

Por Sérgio Costa e Thyago Macedo
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Um dos homens suspeitos de ter participado de uma tentativa de assalto e do confronto com um policial militar, na cidade de Parnamirim, foi identificado e era foragido da Paraíba. Francisco Diógenes de Lima, de 28 anos, é apontado pela polícia como um criminoso de alta periculosidade.
Na tarde desta sexta-feira (20), ele e mais dois comparsas teriam tentado realizar um assalto no Centro de Parnamirim, no entanto, um policial militar que estava de folga e fazia um serviço de segurança em uma loja acabou percebendo a ação e reagiu.
Houve uma troca de tiros e o soldado Galdino acabou sendo baleado. Depois do tiroteio, três homens foram presos em um veículo Citroën C3, de cor prata. Um deles é Francisco Diógenes. O trio foi levado para o Hospital Walfredo Gurgel, para receber atendimento médico.
Lá, Francisco Diógenes chegou a apresentar nome falso, mas, ao ser conduzido para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, acabou sendo reconhecido pelo policial civil Thales Cardoso como um dos criminosos mais procurados em vários estados do Nordeste.
O suspeito tinha, inclusive, um mandado de prisão em aberto, expedito pela justiça em Cabedelo, na Paraíba. Ele responde a processo por assaltos, tráfico de drogas e homicídios. Os outros dois homens presos após a ocorrência em Parnamirim continuam no Hospital Walfredo Gurgel, assim como o soldado Galdino está em recuperação no Hospital Deoclécio Marques.


Briga entre jovens termina em assassinato na zona Norte de Natal


Alysson Silva foi morto a tiros, no final da manhã deste domingo.

Por Redação
Fotos: Daniel Morais / Portal BO
A polícia registrou um crime de homicídio, no final da manhã deste domingo (22), na Travessa da Paz, no Vale Dourado, zona Norte de Natal. Alysson Silva de Andrade, de 19 anos, foi morto a tiros, quando caminhava pela rua Francisco Aprígio, acompanhado de um primo, que conseguiu correr e se livrar dos disparos.
Alysson Silva teria se envolvido em uma briga e chegou a entrar em luta corporal com outro jovem. Durante essa confusão, o outro rapaz teria dito que ia matar Alysson. O primo da vítima contou que os dois não acreditaram que o suspeito seria capaz de concretizar a promessa.
No entanto, por volta das 12h, esse jovem teria passado por Alysson e o primo em uma moto Traxx e efetuado vários disparos. Em seguida, ele fugiu. A polícia já foi informada sobre quem seria esse jovem que brigou com Alysson e que teria praticado o homicídio.
Alysson Silva foi atingido na cabeça e no tórax e morreu em via pública. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira.

 

Parnamirim/RN:Vítima persegue dupla que realizou assalto, atropela e mata um suspeito


Ocorrência começou em Parnamirim e terminou em Macaíba. 
Dois homens realizaram um assalto a um mercadinho na cidade de Parnamirim, no final da tarde de quinta-feira (19), mas não contaram que seriam seguidos. De acordo com a polícia, uma das pessoas que estava no estabelecimento saiu em perseguição, atropelou e matou um dos criminosos. O sargento Sales, do 11º Batalhão da Polícia Militar, contou que a vítima estava em um veículo Saveiro e os bandidos estavam em uma motocicleta. “O homem saiu atrás da dupla e já em uma estrada na comunidade do Pé do Galo, em Macaíba, conseguiu alcançar os suspeitos”, disse o policial. Logo que visualizou a dupla, o motorista do Saveiro bateu na moto deles. Com isso, o homem perdeu o controle do carro e bateu em um muro. 
A motocicleta ficou praticamente destruída e um dos suspeitos do assalto morreu na hora. Ele foi identificado como Fábio José Lima de Melo, de 29 anos. O segundo suspeito conseguiu fugir. A esposa de Fábio José esteve no local onde ele morreu e disse que vinha pedindo muito para o companheiro sair dessa vida de crimes. Ele deixou cinco filhos. O motorista do Saveiro se evadiu do local e ainda não foi localizado pela polícia. O veículo foi rebocado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.




Por Sérgio Costa e Thyago Macedo

Policial militar é baleado durante tentativa de assalto em Parnamirim e suspeitos acabam presos


Um policial militar de folga foi baleado, na tarde desta sexta-feira (20), durante uma tentativa de assalto no centro da cidade de Parnamirim. O militar estaria na frente de uma loja de móveis, onde fazia segurança, quando três bandidos chegaram ao local. "Logo que viu os assaltantes, o soldado Galdino reagiu e trocou tiros com eles", contou o soldado Lopes, do 3º Batalhão da Polícia Militar. Durante o tiroteio, o policial militar acabou sendo baleado. Além disso, ele também teria conseguido ferir um dos bandidos. Os criminosos fugiram do local, no entanto, uma viatura estava passando no local e foi avisada da ocorrência saindo em diligências. Os três suspeitos acabaram sendo presos e foram levados para o Hospital Walfredo Gurgel. Eles estava em um veículo Citroën de cor prata .O soldado Galdino foi socorrido e levado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, onde foi submetido a uma cirurgia e está em recuperação.




Por Redação/Portal BO/Facebook

Mulher comete suicídio pulando de ponte na Zona Rural de Lajes Pintadas/RN


Uma mulher cometeu suicídio na manhã deste sábado, dia 21 de setembro, pulando da ponte Rio Inharé no município de Lajes Pintadas/RN. A vitima trata-se Ivonilde Antero de Freitas, 68 anos, a “Cidinha de Ataíde”, residente na Rua Elias Borges na sede do município. Segundo informações de populares por volta das 5h00min da manhã de hoje, Cidinha pegou um alternativo que faz a linha para capital do estado, descendo nas imediações da ponte, onde cometeu o suicídio. Segundo alguns familiares, a vitima sofria de depressão, e já tinha tentado algumas vezes contra sua própria vida. A vitima era casada, deixa o marido e três filhos. A policia militar está no local, aguardando a chegada do ITEP para remover o corpo, até Natal para os trabalhos de necropsia.


Do Diário Lajespintadense

Natal/RN:Adolescente de 17 anos é assassinada no bairro das Quintas


Criminosos em uma moto atiraram contra grupo de amigos que estava em calçada. 
A adolescente de 17 anos Juliana Kelly Santos da Silva foi morta a tiros, na noite deste sábado (21), na rua Presidente Mascarenhas, no bairro das Quintas. Segundo informações repassadas por testemunhas, um grupo de pessoas estava na calçada de uma residência, quando dois homens em uma motocicleta chegaram ao local. Ainda segundo relatos, o criminoso que estava na garupa da moto sacou uma arma e atirou várias vezes contra o grupo. As pessoas correram, mas Juliana foi atingida por três disparos, sendo na cabeça, tórax e na mão. A adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas também contaram para a polícia que Juliana tinha envolvimento com torcidas organizadas e que também seria dependente química. Na última sexta-feira (20), inclusive, a adolescente teria se envolvido em uma confusão, próximo ao local onde morreu, com dois homens, mas eles não foram identificados. Os peritos do ITEP encontraram um pó branco no bolso da vítima e nove cápsulas de pistola calibre 380 próximo ao corpo.

Por Sérgio Costa

30 baleias encalham e 5 morrem na praia de Upanema, litoral de Areia Branca/RN


Trinta mamíferos marinhos da espécie baleia-piloto (Globicephala macrorhynchus) encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, litoral de Areia Branca-RN. Os animais foram avistados por volta das 4h00 por um guarda noturno que realizava ronda naquela praia. Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foi acionado e prontamente iniciou as operações para salvamento os animais que encalharam em uma área que possui muitas pedras. Utilizando uma embarcação de pequeno porte da Capitania dos Portos, técnicos do Cetáceos da Costa Branca ainda estão no mar tentando encaminhar vários animais para águas profundas. 25 foram devolvidos ao mar com vida. Outras 5 baleias morreram e estão na praia. Depois do árduo trabalho de salvamento que contou com auxílio de voluntários, os veterinários do monitoramento ambiental, afirmaram que ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo. Os animais mortos serão recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto. Em 2011 uma baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Upanema e depois de um longo trabalho foi devolvida ao mar.




Blog Voz de Areia Branca

RN gera mais de 3 mil empregos em agosto, diz Caged

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on sexta-feira, 20 de setembro de 2013 | 18:51


Postado por Glaucione Farias20 de setembro de 2013 | 17:13

Agropecuária, serviços e comércio puxaram crescimento no estado.
Nordeste cooperou com a criação de mais 33.154 empregos no país.



O Rio Grande do Norte gerou 3.219 empregos em agosto. O número representou um crescimento de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O resultado foi puxado principalmente pelos setores de agropecuária, que gerou 1.400 postos de trabalho, serviços, com 895 novos empregos, e comércio, que teve 702 carteiras assinadas.

Os números são do Cadatro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em relação a agosto do ano passado o estado criou 520 vagas de empregos celetistas, uma expansão de 19% no nível de emprego. Os destaques positivos foram para Natal e os municípios de Mossoró, na região Oeste, e Parnamirim, na Grande Natal.

No Brasil, o mercado de trabalho gerou em agosto 127.648 empregos formais, o que equivale a 0,32% de aumento em relação ao mês anterior. A região Nordeste cooperou com a criação de mais 33.154 postos de trabalho dentre os mais de 127 mil criados no país.

Fonte: G1

DONO DE BAR ENCONTRA CAMISINHA EM REFRIGERANTE DA COCA-COLA


Depois do caso do rato ter bombado na rede social, agora é a vez de dono de bar, em Minas Gerais, encontrar camisinha em garrafa da Coca-Cola

Fabiano Portilho
 
Imagem meramente ilustrativa
Em Brasilia de Minas - MG, dono de bar encontrou camisinha dentro de garrafa lacrada de Coca-Cola. O fato aconteceu em Abril de 2013, mas foi abafado pela mídia.
 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger