Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.
Ultimas Noticias

Tragédia: Acidente entre caminhão e caminhonete mata 12 estudantes no MA

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on quarta-feira, 30 de abril de 2014 | 17:27


Doze estudantes morreram vítimas de um acidente entre um caminhão e uma caminhonete, na rodovia MA-303, entre os municípios de Bacuri (502 km de São Luís) e Apicum-Açu (527 km de São Luís), na noite desta terça-feira (29).
Ainda não se sabe o número exato de feridos, pois a caminhonete que transportava os estudantes caiu numa ribanceira próximo à "curva da morte" da rodovia MA-303. A PM (Polícia Militar) informou que o acesso às vítimas ocorre com dificuldades e o resgate é feito por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo nota do governo do Estado do Maranhão, 12 corpos foram resgatados até as 22h desta terça-feira.
Em contato com a Prefeitura de Bacuri, foi informado que haviam cerca de 30 estudantes no veículo.
O carro envolvido no acidente é terceirizado e transportava alunos da Escola Municipal Cristino. A idade dos alunos não foi informada.
Quatro feridos graves foram socorridos pelo Samu para os hospitais de Bacuri e de Cururupu (a 61km de Bacuri).
O caminhão envolvido no acidente estava transportando pedras. UOL

DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO, VEREADORA MARLI E COMISSÃO DE VEREADORES SE REUNIRÃO DIA 06 COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RN




O Deputado José Adécio, a vereadora Marli Dias e uma comissão de vereadores do município de São Paulo do Potengi e a Suplente de Vereadora de Natal, Sônia Maria (Leyde Day) irão se reunir no inicio do mês de maio em uma audiência que será realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED) com o Secretário de Segurança Pública, General Eliéser Girão Monteiro Filho, para tratar das questões relacionadas à violência urbana.

O Deputado pesquisou e analisou o atual momento vivenciado pela população e constatou dificuldades enfrentadas pelos municípios, no aspecto da segurança pública. Adécio vai apresentar ao Secretário de Segurança, General Eliéser Girão, as principais reinvindicações feitas pela população e propor ações e medidas eficazes no combate à criminalidade.

Assecom: Rafael Maia

NATAL: EMPRESÁRIA DIZ QUE FOI BALEADA PELA PM


Do G1 RN
Dona de salão de beleza, Poliana de Lima levou tiro de raspão no pescoço (Foto: Poliana de Lima/Arquivo Pessoal)Dona de salão de beleza, Poliana de Lima levou tiro de raspão no pescoço (Foto: Poliana de Lima/Arquivo Pessoal)
A empresária Poliana de Lima, de 24 anos, foi alvo de um disparo de arma de fogo quando levava a filha de 1 anos e 6 meses para tomar vacina na zona Sul de Natal. Segundo ela, o tiro partiu de um carro de polícia que perseguia suspeitos de um assalto. O tiro atingiu o queixo da jovem que precisou levar 21 pontos. O caso aconteceu na manhã desta terça (29).
  •  
Ao G1, Poliana relatou que estava em uma esquina da avenida Xavantes com a rua Paranapanema, no conjunto Cidade Satélite, aguardando a vez de entrar na rua quando um carro passou em alta velocidade ao seu lado. Em seguida ela ouviu tiros e viu que outro carro passou por ela em alta velocidade. “Quando eu vi que estava sangrando foi que me dei conta de que tinha sido atingida. O tiro entrou no meu queixo, saiu e acertou o vidro da janela ao lado da minha filha que estava na cadeirinha no banco de trás”, disse.
O major Rodrigues Barreto, comandante do 5º batalhão de Polícia Militar, informou que a viatura da PM que atende a área estava em outra ocorrência. Segundo ele, o oficial que esteve no local após o ocorrido conversou com moradores e comerciantes da região e eles relataram que os disparos partiram de um carro da Polícia Civil. “Segundo os moradores, o carro da Polícia Civil estava perseguindo um suspeito de assalto e os policiais efetuaram o disparo para que o suspeito parasse. O motorista parou um pouco mais a frente, desceu do carro e os policiais constataram que era um comerciante que havia sido assaltado na região e estava perseguindo os supostos assaltantes”, disse o major.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que já tomou conhecimento do caso e um delegado será designado para apurar o ocorrido.
Poliana conta que 'deu sorte' pelo tiro ter sido só de raspão (Foto: Poliana de Lima/Arquivo Pessoal)
Poliana conta que deu sorte de ainda estar viva
(Foto: Poliana de Lima/Arquivo Pessoal)
Segundo Poliana, quando percebeu que estava sangrando, ela continuou dirigindo até a casa da sogra que fica próximo ao local do fato. Chegando lá, a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Poliana foi socorrida. No hospital, ela levou 21 pontos no queixo. “O médico disse que por dois centímetros o tiro não pegou na veia jugular. Eu poderia estar morta. O próprio médico disse que eu nasci de novo”, contou.
“Eu não culpo os policiais. Eu culpo o Estado que não investe em segurança, em qualificação desses policiais. Temos policiais despreparados, atirando pra todo lado. Nosso estado está entregue às baratas e ninguém faz nada”, disse a empresária.

Neste momento, deputada Fátima reitera, na Câmara dos Deputados, o apoio do PT a Robinson



Em discurso proferido agora há pouco, nas Câmaras do Deputados, transmitido ao vivo pela TV Câmara, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) confirmou a coligação Robinson Faria (PSD) para o Governo do RN e ela para o Senado.

Falou da eleição suplementar que ocorrerá na cidade de Mossoró, que ocorrerá no próximo domingo, cujo apoio do seu partido é para o atual prefeito em exercício, Francisco Júnior (PSD).

A aliança entre os dois partidos parece estar, a cada dia que passa, mais definitiva.

Blog do Silvério Alves

FLAGRANTE AGORA EM NATAL: HOMEM FURTA CELULAR DENTRO DE ÔNIBUS E CELULAR TOCA

 




Na tarde de hoje 30 de abril por volta das 14:40hs um homem furtou um aparelho de celular de uma senhora que estava em um ônibus na grande Natal, mais graças a Deus por sorte da mulher o telefone tocou na hora em que o ladrão já estava com o telefone, sendo pego em flagrante.
Os passageiros, motorista e cobrador tentaram parar próximo a uma delegacia para entregar o suspeito a polícia.
Funcionários de uma obra ajudaram na tentativa de conter o espertinho que tentou levar o celular da passageira.
 
FOCOELHO

Chuva na nossa São Paulo do Potengi




Neste momento (14:30) chove moderadamente em nossa cidade e em parte de nosso município. Segundo a sabedoria popular do homem do campo. Um ótimo sinal da normalidade do inverno , pois abril que está terminando está entregando a maio com chuva.

PM DE SÃO PAULO DO POTENGI RECEBE DETERMINAÇÃO RECEBE DETERMINAÇÃO PARA OPERAÇÃO EM CONJUNTO COM A PM DA PB



Na madruga do dia 30 de abriu, PM de São Paulo do Potengi. através do Tenente Diego e do Cabo Calixto, receberam determinação do Comando para coordenar uma operação em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba, no intuito de saturar a áreas de limite entre os Estados do RN e PB.



Na madrugada houve um arrombamento a rede UNILAR em Santa Cruz e de posse das informações os militares empreitaram diligências vindo a lograr êxito, prendendo dois e apreendendo um menor todos Paraibanos que vinham cometendo diversos ilícitos nos dois Estados.



Foram presos e encaminhados para a Delegacia REgional de Santa Cruz Anderson Alves Carvalho, Wallace Oliveira Araújo e Menor E.M.S. Foi recuperado 80 celulares, 08 TVs deLCD,02 Notebook, 02 MP4, 18 Câmeras fotográficas, 07 DVDs e 01 Tablet, totalizando um montante em torno de R$30.000,00 em eletrônicos.

informações PM SPP

NOTÍCIAS RIACHUELO/RN


 

Com 70% do nosso plano de governo cumprido em menos de dois anos de mandato, tenho base suficiente para não parar de trabalhar e de dizer que nossa amada Riachuelo está passando por grandes transformações. O meu foco é de realizar ainda mais, a minha preocupação é de proporcionar a todos os riachuelenses melhores dias, e o meu trabalho é transformar Riachuelo. Muito mais ainda está por vir, estamos apenas começando. RIACHUELO TÁ MELHOR! POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
 
Riachuelo em Ação

"Volta Lula" é "normal", comenta Dilma em rádios na Bahia

Para Dilma, em ano eleitoral é possível ocorrer fatos “concebíveis” e “até as inconcebíveis”.

 
Agência Brasil

Em entrevista hoje (30) a rádios de Salvador, a presidenta Dilma Rousseff considerou “normal” o manifesto “volta Lula”, anunciado na última segunda-feira (28) pelo líder do PR na Câmara, deputado Bernardo Vasconcellos (MG). Para Dilma, em ano eleitoral é possível ocorrer fatos “concebíveis” e “até as inconcebíveis”.
“[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existe outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar”, explicou a presidenta.
Na última segunda-feira, o líder do PR, leu um manifesto, assinado por 20 dos 32 deputados da bancada, em que pedem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato à Presidência da República. De acordo com o líder do PR, Lula é o único capaz de conduzir o país “neste momento de crise econômica”.
Em resposta ao radialista Mário Kertész, da rádio Metro1, Dilma ressaltou que gosta de sua função. “Eu gosto [de ser presidenta], sabe por quê? Porque vamos fechar este ano com mais 750 mil cisternas construídas no Semiárido. Com as cisternas construídas no governo do ex-presidente Lula e no meu, vamos chegar a 1,1 milhão de unidade. Isso me faz gostar muito de ser presidenta”, destacou. Dilma citou também números do Pronatec e do Programa Minha Casa, Minha Vida para justificar o gosto de ser presidenta.

Dilma anuncia prorrogação do Bolsa Estiagem



A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (29), em Feira de Santana, na Bahia, a prorrogação do pagamento do Bolsa Estiagem para agricultores do Semiárido nordestino. O benefício de R$ 80 mensais é pago a agricultores familiares que vivem em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Uma resolução do começo de janeiro previa o pagamento do benefício até abril. O Ministério da Integração Nacional ainda não tem informações sobre o prazo da nova prorrogação. “Quero anunciar hoje que prorrogamos o Bolsa Estiagem para que as pessoas tenham condições de passar por esse período de transição da seca para chuva sem sofrer solavancos na sua vida”, disse Dilma.

Robson Pires

A cheia do Rio Potengi chegou na Barragem Campo Grande


 Foto de Kennedy Dantas.

Aos poucos a Barragem está aumentando seu volume Para a alegria dos pescadores, produtores rurais e dos potengienses de um modo geral, com a cheia colocada pelo Rio Potengi nesta terça-feira (29), a Barragem Campo Grande está recebendo água nova. Portanto a cheia chegou na Barragem de São Paulo do Potengi, aumentando aos poucos o nível de armazenamento d'água daquele reservatório.

Política de saúde do trabalhador é debatida na Câmara de Natal


Uma reunião da Frente Parlamentar do Trabalho da Câmara Municipal de Natal discutiu nesta terça-feira (29), por proposição do vereador George Câmara (PC do B), a responsabilidade do Estado na efetivação da política de saúde dos trabalhadores.

O debate contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), da Superintendência Regional do Trabalho, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), do Conselho Municipal de Saúde e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RN).

De acordo com o vereador George Câmara, a Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho prevê a adoção de políticas nacionais coerentes de saúde e trabalho, bem como o desenvolvimento de ações a serem efetivadas pelos governos e empresas para promover a segurança e saúde dos trabalhadores.

O Brasil possui uma Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser desenvolvida de modo articulado e cooperativo pelos Ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência Social, com vistas a garantir que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

Enfermeiros pedem a Nélter Queiroz que interceda para que jornada da categoria seja de 6 horas diárias


nelter e enfermeiro
Nelter atende pleito de enfermeiros no RN

Na manhã desta terça-feira, 29, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) recebeu em audiência o presidente do Sindicato de Enfermagem do Rio Grande do Norte (SIPERN), Domingos da Silva Ferreira.

Além de expor a real situação da categoria no Estado, Domingos pediu para Nelter interceder junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que coloque em pauta o PL 2295/2000, que altera a Lei nº 7.498, de 1986, fixando a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais.

A previsão é de que o PL seja votado no dia 14 de maio de 2014.

“Nosso mandato está à disposição de todas as categorias profissionais do Rio Grande do Norte, com o intuito de ajudar e contribuir para melhores condições de trabalho em nosso Estado”, afirmou Nelter.

Cota para negros em concursos federais foi aprovada por comissão do Senado


Um assunto que já vem sendo discutido há muito tempo é sobre cota para negro em concursos. Muitos aprovam e outros não.

Nesta terça-feira (30), a Comissão de Direitos Humanos do Senado acabou aprovando pelos próximos dez anos, o projeto de lei que irá reservar 20% de vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes.

Mas a batalha não para por ai, pois agora a proposta precisa passar pela comissão do Senado e ainda pelo plenário da Casa.

Pela proposta que foi elaborada, poderão concorrer as vagas somente aqueles que declararem no ato da matrícula que são negros ou pardos.

Blog Suerda Medeiros

Ex-governador Iberê Ferreira passou por mais uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no cérebro

Iberê Ferreira luta contra um cancêr
Iberê Ferreira luta contra um cancêr

O ex-governador Iberê Ferreira (PSB), continua a sua luta contra o câncer. Na madrugada desta quarta-feira (30), o ex-governador passou por mais um procedimento cirúrgico, para a retirada de um tumor maligno no cérebro.

O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Depois do procedimento, Iberê foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Acompanha Iberê na viagem, o filho Joca Ferreira.

O ex-governador já passou por várias cirurgias para a retirada de tumores pelo corpo.

 

Governo do RN paga funcionalismo estadual nesta-quarta-feira (30) a partir das 14 horas

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) comunicam que o pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês abril será escalonado da seguinte forma: nesta quarta-feira (30), às 14h, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde, Educação, UERN (independente do valor do salário) e de todos os demais servidores das outras áreas que recebem até R$ 5 mil líquidos (99.514 servidores, equivalente a 97% da folha).
No dia 09 de maio, sexta-feira, recebem os 3.078 servidores que ganham acima de R$ 5 mil líquidos

Inaugurado na UFRN centro de apoio para receber imprensa nacional e estrangeira durante a Copa

 

A governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participaram, na noite desta terça-feira, com a reitora da UFRN, Ângela Paiva, do lançamento do Press Point, o centro de mídia reservado aos jornalistas brasileiros e estrangeiros não credenciados para a cobertura da Copa do Mundo em Natal.
O evento foi realizado no auditório do Departamento de Educação Física e contou com a participação de profissionais de comunicação de outros países.
O Press Point é um espaço alternativo que oferecerá conectividade à internet, ferramentas avançadas para edição de áudio e vídeo, redação completa e espaços para entrevistas.
“O lançamento do Press Point mostra exatamente a união da UFRN, do Governo do Estado e Município. Todos nós estamos integrados para que Natal possa receber bem todos os que aqui chegam. Os profissionais não vão apenas cobrir os jogos, como também darão visibilidade ao Rio Grande do Norte através de matérias que mostrarão a nossa cultura, nosso turismo. Estamos felizes com as possibilidades que teremos com a Copa do Mundo”, declarou a governadora.
“Preparamos uma estrutura para receber os jornalistas da melhor forma possível. Temos uma estrutura eficiente de comunicação que permitirá também uma grande interação dos nossos professores e alunos com os profissionais que estão chegando”, disse a reitora.

Fotos: Ivanízio Ramos
20140430-002411.jpg

Roberto Carlos lança livro e aparece comendo carne

 


Do site Ego/OGlobo:

Roberto Carlos come carne em lançamento de livro
‘Fiquei alguns anos sem comer carne vermelha, mas meu médico me aconselhou a voltar’, disse o cantor na noite desta terça-feira, 29.

20140430-073356.jpg
Por Odara Gallo
Do EGO, em São Paulo

Durante o lançamento de seu primeiro livro, Roberto Carlos falou sobre a polêmica envolvendo seu nome e uma marca de carnes – para qual gravou um comercial. “Fiquei alguns anos sem comer carne vermelha, mas meu médico me aconselhou a voltar. E sabendo disso, a Friboi me procurou pra fazer a campanha. Houve um exagero muito grande em cima disso. Disseram até que eu não comia carne. Eu jamais faria uma coisa dessas, entende? Fazer propaganda de algo que eu não concordasse. Já recusei campanhas por não concordar com aquilo. Então isso é um absurdo”, disse o Rei – que comeu carne na frente de todos os presentes no evento.
Roberto contou ainda como foi fazer o livro: “Foi trabalhoso, não foi difícil. E foi um trabalho detalhado e isso leva tempo, e eu não tenho muito tempo. Faço muitos shows”, contou. Roberto disse ainda que se emocionou durante o processo. “Muitas vezes me emocionei. Foram muitos momentos emocionantes, durante a Jovem Guarda e até antes, nas minhas fotos da infância”.
Aos 73 anos, Roberto Carlos afirmou que está satisfeito com sua aparência atual. “Eu me cuido. Mas é claro que dá saudade de quando a gente tinha 18, 20 anos, ninguém pode negar. Faço medicina ortomolecular, tenho uma boa alimentação, mas não tenho hora pra dormir nem pra acordar”.

Agentes penitenciários decidem parar caso pleitos não sejam atendidos até dia 10

Categoria quer nomeação de concursados e conclusão do Plano de Cargo e Carreira.



Foto: Divulgação / Sindasp-RN
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia, nesta segunda-feira (28), e deliberaram por cruzar os braços, caso o Governo do Estado não atenda os pleitos da categoria até o próximo dia 10 de maio. Eles esperam a nomeação de concursados para as vagas remanescentes, bem como a conclusão do Plano de Cargo e Carreira.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, explica que a categoria decidiu esperar até essa data, em virtude dos prazos burocráticos para que o Plano de Cargos e Carreiras seja totalmente finalizado e possa ser enviado para votação na Assembleia Legislativa.

“Sabemos que o processo precisa passar por alguns trâmites na Consultoria e na Administração e, para isso, o Governo realmente precisa de um prazo. Por isso, decidimos aguardar até esta data, contando que o Governo vai cumprir com sua palavra”, destaca Vilma Batista.

Os agentes esperam também que ainda nesta semana, o Governo possa nomear os concursados para amenizar o déficit de efetivo no Sistema Penitenciário do Estado. “Nosso segmento é um dos mais sofridos e que menos recebe investimentos. Apesar disso, lutamos diariamente e incansavelmente para manter o sistema em ordem e, por isso, merecemos valorização”, completa a presidente do Sindasp-RN.
*Fonte: Assessoria / Sindasp-RN

INDIVÍDUO IMPEDIDO DE ENTRAR EM ESCOLA PÚBLICA, ATIRA E FERE TRÊS PESSOAS






Três pessoas foram alvejadas por disparos de arma de fogo na tarde de terça feira 29 de Abril de 2014, no Bairro Liberdade em Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, um casal teria passado em um veiculo tipo Gol de Cor vermelha em frente ao colegio Maristela no Bairro Liberdade e efetuado varios disparos em direção a um grupo de pessoas que estavam esperando os alunos sairem da escola.

José Nicodemos de Oliveira souza, Guarda Patrimonial, foi alvejado por um disparo no torax, Eretusa Nunes de Oliveira 52 anos de idade, cordenadora da escola, foi alvejada por um disparo na perna e uma estudante de 13 anos de idade também foi alvejada.

As três vitimas foram socorridas para o Hospital Regional Tarcisio Maia.





fonte: macaíba polícia

Manifestação de permissionários e estudantes é encerrada

Estudantes e motoristas de alternativos cobraram melhorias e aprovação da bilhetagem única para o transporte público da capital.

Ricardo Júnior/ Nominuto
Debate na Câmara era sobre a bilhetagem unificada, uma das reivindicações do Sitoparn.

A manifestação promovida pelos estudantes e associados ao Sindicato dos Transportes Alternativos do RN (Sitoparn), iniciado por volta das 16h em dois pontos da cidade (Zona Norte e Viaduto do Baldo) foi encerrada em frente à Prefeitura por volta das 19h.

O protesto foi iniciado por um grupo de estudantes e integrantes do Movimento Sem Terra em um local próximo ao Viaduto do Baldo por cerca de 90 manifestantes que saíram pelas ruas do centro da cidade em direção à Câmara Municipal. Na sede do legislativo, vereadores e representantes do transporte público participavam de audiência pública que foi encerrada minutos antes do grupo chegar ao local. O debate na Câmara era sobre a bilhetagem unificada, uma das reivindicações do Sitoparn.

Do lado dos estudantes, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN, Levante Popular da Juventude, Assembleia Nacional dos Estudantes (ANEEL) e do Movimento Passe Livre (MPL) reivindicavam a implantação do Passe Livre e o aumento no número de circulares que rodam pelo campus central da Universidade.

Enquanto um grupo estava na sede do legislativo, um segundo grupo bloqueou os acessos as pontes de Igapó e Newton Navarro, onde o tráfego de veículos ficou lento até chegar ao ponto de ser interrompido pelos manifestantes do Sitoparn. Ainda durante audiência pública na Câmara, o vereador Júlio Protásio (PSB) solicitou que a categoria liberasse as vias ao diretor de comunicação dos permissionários, Pedrinho Neto, que participava da reunião. Ato que foi negado pelo diretor.

Por fim, os manifestantes decidiram seguir em direção à Prefeitura e encerraram a paralisação. Mesmo após o protesto, o tráfego lento de veículos foi registrado nas duas pontes.

Adolescente de 17 anos é apreendida após pedir carona para realizar assalto

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on terça-feira, 29 de abril de 2014 | 14:30

Segundo a polícia, jovem usava do artifício da beleza para atrair as vítimas.



Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Uma adolescente de 17 anos foi apreendida por policiais militares do 4º Batalhão, na noite desta segunda-feira (28), após pedir carona a um motociclista e, depois disso, tentar assalta-lo. O caso aconteceu na zona Norte de Natal, nas imediações da avenida João Medeiros Filho. A mulher estava armada com uma faca.
De acordo com a polícia, a jovem costumava praticar esse tipo de ação. Ela se vestia com roupas bonitas e que chamassem atenção dos homens. Depois, ficava em pontos estratégicos para pedir carona e realizar os assaltos.
Após ser apreendida, nesta segunda-feira, a adolescente foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Norte. Em conversa com a reportagem do Portal BO, ela contou que já foi praticou esse tipo de crime outras vezes e que roubava para poder comprar roupas e se produzir em salões de beleza.
Já a vítima da tentativa de roubo desta segunda-feira relatou que deu carona para a moça porque em nenhum momento desconfiou que uma jovem tão bonita pudesse ser uma assaltante.

Homem arranca os próprios testículos em Parnamirim


Ocorreu por volta das 8h30 da manhã de hoje, no bairro Bela Vista, em Parnamirim.

Um homem visivelmente transtornado sentou em uma calçada, nu, e utilizando sei lá o que arrancou fora os próprios testículos.

A cena aperreou os moradores, que presenciaram tudo e chamaram a PM.
O cara foi socorrido e levado para o hospital Deoclécio Marques de Lucena.

Segundo o policial com quem conversamos, moradores da rua disseram que o homem estava sob efeito de drogas.

Brasil tem 15,3 milhões de filiados a partidos políticos

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é a sigla com o maior número de filiações, com 2.356.091 (15,36 % do total).

 
TSE

filiados_partidos_mO Brasil tem 15.329.230 de cidadãos filiados a partidos políticos. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é a sigla com o maior número de filiações, com 2.356.091 (15,36 % do total). Em seguida vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.590.304 (10,37 %) inscritos. As relações atualizadas de filiados, informadas pelas legendas, já podem ser consultadas no sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral. O Brasil tem 32 partidos com registro deferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A filiação é uma das exigências para se concorrer às Eleições Gerais de 2014.

As siglas com menos filiados são o Partido da Causa Operária (PCO), com 2.658 inscritos (0,017 %), e o Partido Ecológico Nacional (PEN), com 10.994 filiações (0,071 %).

A legislação estipula que os partidos devem encaminhar à Justiça Eleitoral listas atualizadas de seus filiados sempre nos meses de abril e outubro de cada ano. Em outubro de 2013, o Brasil possuía 15.264.775 eleitores filiados a partidos políticos.

A Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) estabelece que as relações devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. As informações devem ser disponibilizadas todos os anos para a Justiça Eleitoral pelos próprios partidos, por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária.

De 15 a 21 de abril, o TSE procedeu à identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, verificou as pessoas que figuravam no sistema como ligadas a mais de uma legenda. Após concluir esse procedimento, o Tribunal publicou na internet as relações de cidadãos filiados aos partidos. A Justiça Eleitoral já notificou os filiados em duplicidade para que esclareçam sua situação.

A legislação eleitoral determina ainda que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos).

Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado ao partido pelo qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.
O número total de filiados por partido pode ser obtido pelo seguinte caminho: http://filiaweb.tse.jus.br/filiaweb/,acessando o sistema no menu Relatório > Filiação > Solicitar Relatório de Filiados.

Conta de luz terá reajuste de quase 20% em 2015 e deve dobrar nos próximos anos

O reajuste ainda se manterá ano a ano até 2018, porém, em menor escala. A consultoria estima que o reajuste de 18,7% deve se repetir em 2016 e cair para 14,1% em 2017 e em 2018.

 
InfoMoney

energia_mQuem já se espantou com o reajuste de até 29% na conta de luz aprovado pelo governo para este ano, já prepare o bolso para 2015. Isso porque a tarifa sofrerá ainda um aumento médio estimado em 18,7%, de acordo com cálculos da consultoria Safira Energia.
O reajuste ainda se manterá ano a ano até 2018, porém, em menor escala. A consultoria estima que o reajuste de 18,7% deve se repetir em 2016 e cair para 14,1% em 2017 e em 2018. Se essa previsão se mantiver, o reajuste deve ser de 136,63% entre 2014 e 2018.
O reajuste é resultado do socorro ao setor elétrico, que já soma R$ 24,2 bilhões. Deste total, foi estimado o aporte do Tesouro Nacional previsto no Orçamento deste ano, custeado via CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), com impacto de 4,6% na conta de luz este ano, e o empréstimo de R$ 11,2 bilhões ao setor da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
O cálculo ainda considerou um percentual de 7,5% de reajuste da tarifa das distribuidoras. Para 2015, ainda está previsto um acréscimo de R$ 9,6 bilhões do custo do despacho das térmicas em 2013, que, por decisão do governo para não pressionar a inflação, não foi apresentado neste ano. O valor deve impactar um reajuste de 7,9% na tarifa, mas será diluído entre 2015 e 2018.
De acordo com o diretor executivo da Safira Energia, Mikio Kawai Jr., a situação pode se agravar ainda mais com o baixo nível dos reservatórios. "Até o final desse ano, o reservatório deve permanecer baixo, pois já passou a época de chuvas. Uma chuva capaz de salvar o reservatório só de dezembro a março do ano que vem", conta.
Ele ressalta ainda que a estimativa do aumento da tarifa a a partir de 2015 pode aumentar. "O empréstimo às distribuidoras dará cabo apenas de fevereiro a abril. Na quarta-feira terá o leilão de energia, quando toda a demanda das distribuidoras será dimensionada."

Percentual de famílias endividadas aumenta e chega a 62,3%

O percentual de famílias com contas em atraso também apresentou pequena alta na comparação mensal, passando de 20,8% para 21,0% do total.

 
Agências nacionais

familia_individada_mPesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) constatou o aumento no número das famílias brasileiras endividadas e com contas em atraso, de março para abril. O percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 62,3% em abril deste ano. Em março, o índice era 61%. Quando a comparação se dá com abril do ano passado (62,9%), o indicador mostra leve.
O percentual de famílias com contas em atraso também apresentou pequena alta na comparação mensal, passando de 20,8% para 21,0% do total.
Houve, neste caso, também queda no percentual de famílias inadimplentes em relação ao constatado em abril de 2013, quando esse indicador alcançou 21,5% do total. O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso - e que, portanto, permaneceriam inadimplentes - apresentou queda apenas na comparação mensal, alcançando 6,9% em abril de 2014, contra 7,1% de março deste ano e 6,7% quando a comparação se dá com abril de 2013.
Segundo a CNC, a alta no número de famílias endividadas, na comparação com o mês anterior, deu-se em ambos os grupos de renda pesquisados, mas na comparação anual (abril do ano passado) houve queda apenas para a faixa de maior renda. Para as famílias que ganham até dez salários mínimos, o percentual das que tinham dívidas chegou a 64,1% em abril. Em março, este percentual era 63,5% e 63,8% em abril do ano passado.
Em relação às famílias com renda acima de dez salários mínimos, o percentual das que estavam endividadas passou de 49,6% para 53,3%, de março para abril. Em abril de 2013, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era 58,5%.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.

Joaquim Barbosa rebate críticas de Lula sobre julgamento do mensalão

Caso do mensalão teve '80% de decisão política', disse ex-presidente. Presidente do Supremo afirmou que desqualificar tribunal é 'fato grave'.

 
 Agência Brasil

joaquim_barbosa_m1O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, divulgou nota oficial ontem (28) para rebater as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Segundo Barbosa, a ação penal foi conduzida de forma “absolutamente transparente”.
Em entrevista à Rádio e Televisão de Portugal (RTP), veiculada no sábado(26), Lula disse que grande parte do julgamento do processo foi política. “O tempo vai se encarregar de provar que no mensalão você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. Tem companheiro do PT preso. Eu indiquei seis pessoas da Suprema Corte que julgaram, acho que cada um cumpre com o seu papel. Eu acho que não houve mensalão. Eu também não vou ficar discutindo as decisões da Suprema Corte. Acho que esta história vai ser recontada, é apenas uma questão de tempo. Essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu, na verdade. Esse processo foi um massacre que visava a destruir o PT, e não conseguiram”, afirmou Lula.
Na nota, o presidente do Supremo classificou as declarações como “fato grave que merece o mais veemente repúdio”. De acordo com Barbosa, o Tribunal conduziu o processo de forma transparente, dando acesso à tramitação da ação aos advogados e à imprensa. Além disso, Barbosa afirmou que a acusação e defesa tiveram mais de quatro anos, desde o recebimento da denúncia, em 2007, para se manifestarem no processo.
“O juízo de valor emitido pelo ex-chefe de Estado não encontra qualquer respaldo na realidade e revela pura e simplesmente sua dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome”, disse Barbosa.
Barbosa também afirmou que o resultado do julgamento foi baseado em provas testemunhais e perícias, feitas por órgãos do Poder Executivo, chefiados pelo presidente da República, como Banco Central, Banco do Brasil, Polícia Federal.
“Lamento profundamente que um ex-presidente da República tenha escolhido um órgão da imprensa estrangeira para questionar a lisura do trabalho realizado pelos membros da mais alta Corte de Justiça do país. A desqualificação do Supremo Tribunal Federal, pilar essencial da democracia brasileira, é um fato grave que merece o mais veemente repúdio. Essa iniciativa emite um sinal de desesperança para o cidadão comum, já indignado com a corrupção e a impunidade, e acuado pela violência. Os cidadãos brasileiros clamam por justiça”, concluiu.

Natal tem aeroporto mais bem avaliado em pesquisa da Aviação Civil


Pesquisa feita a pedido da Secretaria de Aviação Civil (SAC) coloca o aeroporto de Natal como o mais bem avaliado entre os 15 principais aeroportos localizados nas cidades-sede da Copa do Mundo. Na última avaliação, ele estava em 4° lugar. Quem ocupava a primeira posição era o aeroporto de Campinas (SP) – que caiu para a nona posição, segundo a pesquisa divulgada hoje. O aeroporto com pior avaliação é o de Cuiabá (MT).

O levantamento foi feito a partir de consultas a cerca de 18 mil passageiros durante o primeiro trimestre de 2014. Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi 3,81. Natal, cujo aeroporto foi o mais bem avaliado, recebeu 4,16 pontos. Empatados em segundo lugar estão os aeroportos de Porto Alegre e Curitiba, com 4,06 pontos.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou com 4 pontos, seguido do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e dos aeroportos do Recife, ambos com 3,91; de Fortaleza, com 3,89, e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, com 3,88. Os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Campinas (SP) obtiveram 3,86 pontos.
 
SPP NEWS

CHEIA NO RIO POTENGI



 
*Recebi a notícia direto da cidade de Barcelona, que o rio Potengi está descendo com muita água, ontem, desde as 16 horas choveu bastante em São Tomé, trazendo muita água para o rio, em Barcelona a água passa com muito volume, neste exato momento a barragem já recebe água do rio Potengi.*

Quatro são presos e menor apreendido por morte de policial civil em Petrópolis

Suspeitos foram detidos na zona Norte de Natal e em Parnamirim.



Fotos: Cedidas
A Polícia Civil prendeu quatro jovens e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeitos de terem participado do assalto que resultou na morte do policial civil Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos. As investigações vinham sendo realizada desde após o crime, ainda no domingo (27). Os suspeitos foram presos na zona Norte de Natal e em Parnamirim.
Foram presos Thiago Jerônimo Pinheiro, de 18 anos, Marcelo Pegado Correia, de 18 anos, Glaucio Herculano Fonseca, de 19 anos, e Alessandro Wallace de Freitas Procópio, de 20 anos. Além deles, um adolescente de 17 anos foi apreendido. Este, inclusive, teria sido reconhecido e denunciado por um parente após a divulgação das imagens de segurança dentro da padaria onde o crime aconteceu.
De acordo com as investigações, o adolescente de 17 anos e o jovem Glaucio Herculano teriam entrando na padaria, enquanto os outros ficaram do lado de fora para auxiliar na fuga. O policial Ilfran estav no local com a irmã e tentou defendê-la de um dos criminosos, entrando em luta corporal com ele. No entanto, o APC acabou sofrendo dois tiros na cabeça e não resistiu.
A Delegacia Geral da Polícia Civil informou que vai realizar uma coletiva de imprensa, ainda na manhã desta terça-feira (29), para explicar detalhes da operação e da investigação.

Rede lançará campanha de combate ao tráfico de pessoas



campanha_cnbb_site

A Rede ‘Um grito pela vida’, formada por religiosos, promove a campanha ‘ Jogue a favor da vida’. O objetivo é trabalhar, junto à população, o combate ao tráfico de pessoas humanas. Em Natal, a campanha será lançada para a imprensa, na próxima quarta-feira, dia 30, às 9 horas, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana).


Depois da apresentação à imprensa natalense, serão realizadas outras atividades. Nos dias 7 e 8 de maio, os objetivos da campanha serão trabalhados por ocasião da Jornada de Estudos da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, no auditório do SESC, no centro da capital. Nos dias, 13, 14, 15, 16 e 19, haverá panfletagem nas principais avenidas, rodoviária e aeroporto de Natal.


A Campanha acontece em consonância com a Campanha da Fraternidade 2014, cuja temática é tráfico humano, e recebe o nome ‘Jogue a favor da vida’, tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo, no Brasil.


A Rede ‘Um grito pela vida’ é uma iniciativa da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), está presente em 22 estados do Brasil e atua na prevenção ao tráfico de pessoas, principalmente para fins de exploração sexual.

Foram prorrogadas as inscrições para cursos preparatórios gratuitos para ENEM



czcczcxzczczz

Vão até amanhã (29/04) as inscrições para os cursos preparatórios gratuitos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Oferecidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do SESC –, os cursos disponibilizam 540 vagas para Natal, Mossoró e Caicó. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (28/04), das 8h às 16h (exceto no fim de semana), nas unidades Sesc das respectivas cidades. O edital completo e mais informações estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.


O SESC RN firmou parceria com os melhores professores e instituições de ensino dos três municípios potiguares para imprimir excelência no conteúdo repassado nas aulas. Tudo é gratuito: da inscrição ao material didático. Serão abordadas as disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Artes) e Matemática.


A lista com os selecionados será divulgada dia 02/05 no site do SESC RN. As aulas acontecem de 05/05 a 31/10, nos períodos matutino e vespertino. Em Caicó, o colégio Cuca receberá os 200 estudantes selecionados. Cada turma percorrerá uma carga horária de 80 horas mensais. É o segundo ano que o SESC RN oferece aulões gratuitos preparatórios para o certame.


No ato da inscrição é preciso levar os seguintes documentos originais, com cópias: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a auto declaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Vale lembrar que a renda familiar mensal do candidato não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos nacionais. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.


Mais informações: www.sescrn.com.br

1º Encontro da Justiça Potiguar faz reflexão sobre o Judiciário no Rio Grande do Norte


O 1º Encontro da Justiça Potiguar reuniu, na última sexta-feira, mais de 400 participantes. Juízes, desembargadores e servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte discutiram as perspectivas e desafios da Justiça Estadual. Para o juiz Marcus Vinícius, titular da Comarca de Currais Novos, a iniciativa contribuiu para dar unidade ao planejamento.

O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino afirmou que o Encontro foi uma espécie de “exercício de juízo crítico” da atual realidade do Judiciário potiguar, além de integrar todo o judiciário.

A presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, juíza Hadja Rayanne, ressaltou que o evento demonstrou que o Poder Judiciário potiguar já viveu muitos anos sob o “empirismo” e que tem condições de evoluir, com a tecnologia e a disposição de magistrados e servidores para oferecer um serviço cada vez melhor.

Blog Suerda Medeiros

Será lançada em junho a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida


Unidades do Programa Minha Casa, Minha VidaTânia Rêgo/Agência Brasil
Unidades do Programa Minha Casa, Minha VidaTânia Rêgo/Agência Brasil

O governo vai lançar em junho a terceira etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que beneficia famílias de baixa renda. A data foi definida hoje (28) em reunião entre a presidenta Dilma Rousseff, ministros ligados ao programa e representantes da construção civil.


“Estamos já com a certeza da existência do programa em sua terceira fase. As condições, os números e os volumes de recursos serão objetos de trabalho, tanto na área do governo quanto na área empresarial, com as contribuições dos movimentos sociais, de todos aqueles envolvidos dentro do programa”, disse o ministro das Cidades, Gilberto Occhi.


Apesar da indefinição sobre os números, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, adiantou que o Minha Casa, Minha Vida 3 deverá prever a construção de 3 milhões de unidades habitacionais. A segunda fase do programa, que está em vigor e tem metas até o fim de 2014, prevê 2,75 milhões de residências.


Segundo Occhi, mais de 2,4 milhões de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida 2 já foram entregues ou estão contratadas. Até o fim do ano, o governo deve entregar ou contratar cerca de 400 mil.


Fonte: Agência Brasil

A terra voltou a tremer em Pedra Preta


Um novo tremor de terra foi registrado no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o abalo aconteceu depois de dois meses e meio de calmaria. Os tremores foram registrados por volta das 9h45 desse domingo (27), com magnitude de 2.1. Segundo o laboratório, o retorno dos tremores significa que a atividade sísmica na região ainda não entrou em um período de calmaria.

No fim de 2013, diversos tremores foram sentidos no município e 14 imóveis acabaram condenados pela Defesa Civil. Um estudo do laboratório de sismologia mostrou que a falha sismogênica da região apresentou um aumento de aproximadamente 1,5 quilômetros entre 2011 e 2013.

Tribuna do Norte

Programa Brasil Voluntário começa nas 12 cidades-sede

Mais de 22 mil pessoas foram selecionadas nas doze sedes que receberão o mundial.

Portal 2014
Brasil Voluntário
Os participantes do programa Brasil Voluntário começaram neste sábado a última etapa da seleção para atuar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: o treinamento presencial. Mais de 22 mil pessoas foram selecionadas nas doze sedes que receberão o mundial para reforçar conteúdos que serão importantes durante a atuação. Quatro módulos foram apresentados, com aulas intercaladas entre as cidades: Segurança e Primeiros Socorros, Integração, Turismo e Mobilidade.

O momento também é uma boa oportunidade para que os inscritos se conheçam melhor e troquem experiências. “Para este tipo de atuação, o trabalho em equipe, de parceria e colaboração é essencial. Trata-se de uma atuação solidária”, diz Thérèse Hofmann, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).

No primeiro fim de semana de treinamento, as inscritas Yasmin Tainá Novaes e Patrícia Caprioli se conheceram a caminho da Fatec de Itaquera, em São Paulo, onde assistiram à palestra de Turismo. Patrícia, que é produtora de eventos, pôde falar sobre a atuação em eventos sociais. Para ela, o treinamento servirá para sua vida profissional, e a comunicação com outras pessoas é importante para a vida pessoal e profissional. “Além de auxiliar os visitantes, vamos poder conhecer outros voluntários, gente de outros países e fazer amigos”, enumera. Yasmin, que é fisioterapeuta, vê na atuação uma chance de ter contato com um evento esportivo, o que ela considera interessante para o currículo.

A motivação para o treinamento se estende à expectativa em atuar e representar o Brasil aos visitantes durante a Copa. Aos 80 anos, a aposentada Martha Cabrejos, que é boliviana, mas adotou Manaus como sua cidade há 30 anos, vê a atuação como forma de mostrar a capital amazônica para o mundo. “Quero mostrar ao mundo o calor humano desse pais que me recebeu tão bem. É minha chance de mostrar meu patriotismo a esse pais e em especial a essa cidade tão linda”.

Para ela, os voluntários serão primordiais. “Quem faz essa Copa não são simplesmente seus organizadores, quem faz essa copa são os voluntários. Sem eles, não existe megaevento que dê certo”, conclui. O treinamento na cidade foi de Integração e contou com dinâmicas em grupo com foco em situações que os voluntários poderão se deparar na Copa.

O participante Flávio Matos, do Rio de Janeiro, também quer mostrar o Brasil ao mundo por meio do voluntariado. Para ele, a motivação veio pela oportunidade de participar de um evento tão grande como a Copa do Mundo. “Quero mostrar para as pessoas de fora que somos importantes, que sabemos fazer um grande evento e que temos uma boa organização. Mas acima de tudo, quero servir de exemplo para outras pessoas”.

Cláudia Regina e Larissa Rosado têm candidaturas indeferidas

Recursos foram negados pelos juízes eleitorais que entenderam que elas não podiam ser candidatas novamente já que tiveram mandatos cassados.

LARISSA-int-pEm mais uma decisão sobre a candidatura sobre as eleições suplementares em Mossoró, as candidatas Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB) tiveram negados os registros de candidaturas. De acordo com a justiça eleitoral, elas não poderão concorrer ao pleito do próximo dia 4 de maio.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, os recursos das candidatas foram negados pelos juízes eleitorais que entenderam que elas não podiam concorrer novamente já que tiveram mandatos cassados.

No caso de Cláudia Regina (DEM) o argumento é que a prefeita foi cassada por 12 vezes por abuso de poder econômico e político, em um processo que também teve resultados para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Já Larissa Rosado (PSB) é acusada de abuso de poder midiático nas eleições 2012 em seus veículos de comunicação.

A decisão final deve ser publicada ainda hoje.

Mais de 600 menores infratores cumprem pena no RN

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude existem em torno de 800 adolescentes sendo processados no Estado.

 
Antonio Gleivérson
infrator_mOs crimes cometidos por menores tem ganhado cada vez mais espaço nas notícias dos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Norte. Dirigir sem habilitação, furtos, tráfico de drogas e até mesmo homicídios são as principais infrações que eles cometem. O estado, por sua vez, em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tenta encontrar medidas socioeducativas para punir, responsabilizar e educar os menores em conflito com a lei, mas nem sempre consegue.
De acordo com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do RN, existem em torno de 800 adolescentes sendo processados e mais 600 cumprindo medidas socioeducativas, sentenciados, por infrações cometidas.
Ainda de acordo com o mesmo órgão, embora não se possa afirmar que o envolvimento de adolescentes em crimes aumentou nos últimos três anos, acredita-se que os atos infracionais estejam mais graves por causa das drogas e da ausência de políticas públicas voltadas para a juventude.
Sendo assim, as medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) variam de advertência; obrigação à reparação de danos; prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida; semi liberdade e internação. Mas, em casos de infrações consideradas graves, o adolescente deve ficar em regime de semi liberdade ou internação, em instituições adequadas a idade e a gravidade do ato que ele cometeu. Por outro lado, nem os municípios nem o Estado estão cumprindo a lei, criando programas de responsabilização juvenil e de reinserção familiar.
magaly_mOs crimes cometidos pelos menores seja estes de maior ou de menor porte tem cada vez mais gerado debates em torno da redução da menor idade penal no Brasil. O caso da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Sousa que morreu queimada dentro do seu consultório o ano passado (2013) reacendeu mais uma vez a discussão da redução da menor idade penal no Brasil no senado federal.
Apesar disso, em entrevista ao Nominuto, o juiz da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Rio Grande do Norte José Paiva Dantas, isso não resolveria o problema, pois as infrações que envolvem a juventude devem ser resolvidas com políticas públicas especificas e a promoção a direitos fundamentais. “A nossa experiência tem mostrado que se os adolescentes cumprissem as medidas aplicadas pela justiça, de forma adequada, seria uma resposta necessária ao comportamento deles. Reduzir a idade penal seria privilegiar um estado que não cumpre a lei. Ele, o Estado ficaria desobrigado de pensar em políticas públicas para os adolescentes acima de dezesseis anos. Não seria justo”, afirmou ele.
No Brasil, do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos 25,4% são crianças e adolescentes com menos de 18 anos que estão internados em estabelecimentos de correção ou cumprindo medidas em regime de liberdade assistida.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos existem 60 mil adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no Brasil, sendo 14 mil em regime de internação e os demais em regime aberto. O Departamento Penitenciário Nacional registra 285 mil adultos presos no país.
 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger