Junior Santos
Os conselheiros tutelares são responsáveis por preservar os direitos da Criança e do Adolescente
Os candidatos eleitos, passaram por três etapas de seleção: análise da documentação, registro de candidatura e exame de conhecimento específico. Foi necessário aos candidatos preencher alguns requisitos para concorrer às vagas. Entre os principais deles estão: ter 21 anos completos até a data da homologação das inscrições (24/07); possuir a partir de dois anos de experiência comprovada (por instituição governamental ou no caso das organizações não governamentais, devem estar obrigatoriamente cadastradas no Comdica), em atividades com crianças e/ou adolescentes; ter residido por dois anos ou mais na área administrativa onde está localizado o Conselho Tutelar ao qual deseja candidatar-se; certificação de conclusão do nível médio; possuir título de eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais.
Os conselheiros eleitos terão mandato de 4 anos (2016/2019), com a possibilidade de candidatar-se à reeleição, para mais um mandato. A remuneração mensal é de R$2.500, com carga horária de 40h semanais, de segunda a sexta-feira. Vale ressaltar que somente os conselheiros titulares serão remunerados. Os suplentes serão nomeados para possível convocação por necessidade de substituição dos titulares. O Comdica é vinculado administrativamente à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
As atribuições de um conselheiro tutelar permeiam a preservação dos direitos e defesa da criança e do adolescente. Protegendo-as de ameaças por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão de sua conduta, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, artigo 136, bem como aquelas previstas na Lei Municipal 5.759/2006. Para que os direitos sejam garantidos, os conselheiros têm diversas formas de ação, entre elas, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; e representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.
Segundo o Comdica, os conselhos possuem de modo geral estruturas adequadas para dar suporte aos conselheiros. A partir de denúncias feitas ao Comdica e a Semtas, os conselheiros vão averiguar as informações denunciadas e dar sequência, ou não, as ações cabíveis em cada caso. Em Natal, os conselhos estão nas quatro regiões da cidade. Na Zona Leste, na Rua Mossoró, Petropólis; na Zona Oeste, Av. Rio Grande do Norte, Cidade da Esperança; na Zona Norte, Rua Cantagalo, Potengi; na Zona Sul, na Rua Aparecida Bem Vindo, Ponta Negra.
Postar um comentário