Em algumas capitais do Brasil o reajuste já chega a 10% por causa da alta da moeda americana.
Ricardo Júnior/Nominuto.com
As consequências do aumento da moeda americana são percebidas na prática em padarias, comércios e serviços.
O aumento do dólar tem preocupado os donos de padarias. Isso porque em muitas cidades do Brasil, o reajuste no preço do pão francês já chega a 10%. Esse reajuste ainda não foi sentido na capital potiguar, mas, segundo alguns proprietários de padarias, a elevação da moeda americana pode significar aumento no preço dos pães em breve.
De acordo com Leomário, os impactos de um possível reajuste interferem a rotina e nas vendas na padaria. “Vejo na fisionomia dos clientes o desagrado com essa situação toda. As vendas caíram pela metade. Subir o preço dos alimentos significa vender menos, as pessoas compram menos, nós produzimos menos”, explica.
O dólar é a moeda do comércio internacional, a elevação do mesmo é um dos fatores que empurram o valor dos pães e outros produtos para cima, já que o Brasil importa 60% do trigo que consome.
Segundo Edivan, ainda não há previsão para um possível aumento. “Nesse período ainda não aumentamos, pois como o dólar varia muito, não sabemos os impactos que teremos daqui para frente, vamos aguardar”, destaca.
As consequências do aumento da moeda americana são percebidas na prática em padarias, comércios e serviços.
O dólar só aumenta ou diminui devido à lei da oferta e procura que acontece em qualquer negociação empresarial e econômica. Ou seja, quanto mais procura a moeda tem, maior será o valor dela no mercado. Em compensação, se existem mais dólares no mercado do que pessoas procurando, ele baixa.
Postar um comentário