Para protestar contra mais uma etapa da Operação Lava Jato nesta manhã, o que não se concretizou, um blogueiro convocou uma vigília para a frente da casa de Lula em São Bernardo do Campo. Tudo começou depois que um áudio falso, atribuído primeiro ao presidente do PT, Rui Falcão, e depois ao ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), se espalhou pelo WhatsApp.
Em seguida, um evento chamado “Ato Vigília – Lula” foi criado no Facebook pelo jornalista Aparecido Araújo Lima. Aproximadamente mil pessoas confirmaram presença, mas cerca de cem foram para a frente da casa do ex-presidente.
O próprio blogueiro que chamou a turma para o protesto se atrasou e só chegou depois que a manifestação terminou, de acordo com o Twitter do BuzzFeedNewsBR. No fim das contas, não houve nenhuma etapa da Lava Jato e Lula não foi preso. Lula já é réu em três processos da Justiça Federal.
Ao mesmo tempo, o PT sofre com conflitos internos. Não existe acordo sobre a forma de escolha da nova direção e, principalmente, sobre o rumo que o PT deve seguir para tentar uma reformulação. Por isso, dirigentes da esquerda petista já admitem um racha no partido.
A crise na legenda ficou exposta na sexta-feira (14), quando o Muda PT, grupo que reúne as cinco maiores correntes de esquerda do partido, divulgou um documento no qual anuncia a realização de uma série de plenárias em algumas das principais cidades do País.
O objetivo dos encontros é mobilizar militantes descontentes com o rumo do partido para pressionar a corrente majoritária, CNB (Construindo um Novo Brasil), a não adiar para 2017 a renovação da direção petista.
O que pesa contra Lula
Em julho, um juiz da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília (DF) entendeu que o ex-presidente tentou atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato ao tentar comprar o silêncio do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Neste processo, Lula é acusado de tentativa de obstrução da Justiça.
Depois, no final de setembro, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), tornou Lula réu por supostamente ter praticado crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de cartel e propinas na Petrobras.
Lula teria recebido, segundo o MPF (Ministério Público Federal), R$ 3,7 milhões em benefício próprio — de um valor de R$ 87 milhões de corrupção — da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012.
Os valores incluem a reforma de um tríplex no Guarujá e o pagamento de contêineres para o armazenamento de objetos. Foi a segunda vez que o ex-presidente se tornou réu na Justiça Federal.
Na última sexta-feira (14), o ex-presidente se tornou réu na Justiça Federal pela terceira vez — desta vez por causa de suposta corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht e os negócios da empreiteira, com dinheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em Angola.
O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou a acusação pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.
Com isso, ao lado do empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, “sobrinho” do ex-presidente, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas, Lula passou a responder a mais uma ação penal.
Nota de esclarecimento
O PT divulgou uma nota de esclarecimento sobre o áudio falso atribuído a Rui Falcão. De acordo com o texto, o “áudio que circula desde domingo (16) nas redes sociais foi erroneamente atribuído ao presidente nacional do Partido dos Trabalhadores”.
O partido disse que “o áudio não é dele [Rui Falcão]. Não se trata da voz do presidente do PT, como é fácil comprovar”.
— Como é de conhecimento geral, quando quer se comunicar com a militância do PT, Rui Falcão faz gravações em vídeos ou escreve textos e os publica sempre primeiro no portal do Partido dos Trabalhadores.
R7
Postar um comentário