Home » » Estudantes do Brasil no Revalida

Estudantes do Brasil no Revalida

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on terça-feira, 16 de julho de 2013 | 06:34

O Governo Federal publicou ontem, no Diário Oficial da União (DOU), o edital para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A novidade da prova que será aplicada no dia 25 de agosto é a inclusão de estudantes brasileiros que cursam o sexto ano de Medicina em universidades que aderiram espontaneamente ao teste.   Estes farão o exame em caráter de “pré-teste” para subsidiar análises sobre a avaliação. Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão avaliados.
Adriano AbreuAlunos da UFRN farão o teste, mas querem mais detalhes sobre objetivo da avaliação pelo InepAlunos da UFRN farão o teste, mas querem mais detalhes sobre objetivo da avaliação pelo Inep

Habitualmente, a prova é feita por médicos com diploma estrangeiro para que possam atuar no Brasil. No caso do pré-teste, será aplicado aos estudantes brasileiros com a intenção de avaliar se o Revalida está dentro das diretrizes curriculares do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados sobre o desempenho dos estudantes e das instituições de ensino superior não serão divulgados e terão a finalidade de utilização apenas internamente, pelo Inep e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Porém, o estudante participante poderá solicitar sua avaliação individual, a partir de 29 de setembro, pela internet. Segundo o Inep, a amostragem dessa primeira avaliação contará com 32 cursos e 3.745 concluintes, entre eles, alunos da UFRN.

A novidade foi recebida com certa desconfiança pelos futuros médicos potiguares. Para eles, as regras do jogo não estão claras e o objetivo da aplicação do teste, alegado pelo Governo Federal, pode não ser atingido. “Não sabemos se essa prova seguirá os mesmos moldes das demais provas do Revalida. Há uma certa manipulação dos dados. É preciso saber quais as condições da aplicação dessa prova”, colocou o estudante do sexto período de Medicina na UFRN, Ednor Neto. 

O exame terá uma única etapa com a realização de duas provas, uma objetiva, aplicada pela manhã, e a outra discursiva, pela tarde. O Inep afirma que as informações sobre a aplicação do exame serão divulgadas na internet, entre os dias 15 e 25 de julho. Os coordenadores dos cursos de graduação serão responsáveis pela pré-inscrição dos estudantes habilitados a participar do exame, cabendo ao estudante confirmá-la.

Os estudantes que decidirem participar do estudo vão responder a 110 questões objetivas e cinco discursivas, no mesmo dia de aplicação das provas para os candidatos que desejam revalidar os diplomas. A avaliação de habilidades, para os alunos formados no exterior, será realizada somente com os candidatos formados no exterior, nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília.

A possibilidade de um exame obrigatório que habilite o exercício da Medicina – parecido com o que ocorre com os bacharéis em Direito e o exame da OAB –, não assusta os estudantes da UFRN. O também estudante do sexto período de Medicina na UFRN, Rodolpho de Mendonça, explicou que, há alguns anos, uma prova do Revalida foi aplicada na universidade e o resultado foi positivo. “Mais de 70% passariam na prova”, disse.

Mas Ednor Neto ponderou. “É preciso ficar claro é que há uma diferença entre o exame da OAB e um possível exame para poder retirar o número de CRM. O bacharel, mesmo sem a carteira, pode trabalhar enquanto se prepara para o exame. O que aconteceria com um médico formado, mas impossibilitado de exercer a profissão? Seria um desempregado”, colocou.

Revalida

O que é?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) é um exame para revalidação dos diplomas estrangeiros compatíveis com as exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos expedidos por universidades brasileiras, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, com parâmetros e critérios isonômicos adequados para aferição de equivalência curricular e definição da correspondente aptidão para o exercício profissional da medicina no Brasil.

O que é avaliado?

Foram definidos os conteúdos e as competências e habilidades das cinco grandes áreas de exercício profissional: Cirurgia, Medicina de Família e Comunidade (MFC), Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica. Além disso, estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.

Como a prova é aplicada?

O exame é feito em duas etapas: avaliação escrita – composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova do tipo discursiva. Numa segunda etapa, é realizada a avaliação de habilidades clínicas.

Quando será aplicado?

A próxima prova será realizada no dia 25 de agosto.
Fonte Tribuna do Norte
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger