Home » » Parnamirim tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do RN

Parnamirim tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do RN

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 29 de julho de 2013 | 18:16



O município de Parnamirim ocupa o 1º lugar no ranking potiguar do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), publicado nesta segunda-feira (29). Com esse índice em 0.766, o IDHM da cidade foi classificado como "alto" pelo estudo elaborado pelo IPEA, PNUD e Fundação João Pinheiro. Além de Parnamirim, mais três município do Rio Grande do Norte tiveram o IDHM considerado alto: Natal (0.763), Mossoró (0.720) e Caicó (0.710).
Emanuel AmaralNo ranking nacional, Parnamirim ficou em 174º lugarNo ranking nacional, Parnamirim ficou em 174º lugar

O índice mede o desenvolvimento das cidades brasileiras em três critérios: educação, renda e longevidade. O cálculo é feito analisando a expectativa de vida ao nascer, a escolaridade da população adulta, o fluxo escolar da população jovem e a renda per capita.

No ranking de todos os municípios brasileiros, o RN só aparece na posição 274, com Parnamirim. O melhor resultado ficou com São Caetano do Sul, que teve seu IDHM classificado como “muito alto”, com 0.862.

Na classificação dos estados e do Distrito Federal, o RN ocupa o 15º lugar, com o IDHM em 0.684, considerado médio pela análise, enquanto o Distrito Federal obteve o índice 0.824, o único classificado como "muito alto" no estudo. De acordo com Marco Aurélio Costa, coordenador do IPEA, responsável pela elaboração do IDHM, em parceria com o PNUD e a Fundação João Pinheiro, o Norte e o Nordeste tiveram o avanço maior, porém ainda ficam atrás das outras regiões.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger