Home » » 4 passos para superar as dificuldades da vida

4 passos para superar as dificuldades da vida

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 6 de julho de 2015 | 08:52

Foto: Aprimorar
Dificuldades... que não tem problemas na vida?
Os 4 passos para superar esses obstáculos e ter uma vida melhor são ensinados por um autor que tem paralisia cerebral e certamente enfrenta barreiras muito maiores do que as suas.
É o escritor, psicólogo, psicanalista e life coach Emílio Figueira.

Todos nós queremos ter uma vida relativamente normal. Levantar de manhã depois de uma noite bem dormida sem que nenhum problema ou dificuldade nos tenha tirado o sono durante à noite. Vestirmo-nos com prazer de ver a nossa imagem refletida no espelho. Tomar o café da manhã tranquilo e sair para mais um dia de compromissos. Chegarmos aos lugares sempre com um belo sorriso de “bom dia” para as pessoas.

No ambiente de trabalho, sentirmo-nos realizados fazendo o que gostamos e vendo os resultados dos nossos esforços. Estar em harmonia com os colegas. Quando surgir algum conflito, um problema, queremos ter equilíbrio para resolvermos da melhor forma possível, sem nos desgastarmos muito. Todos almejam uma carreira de sucesso e com crescimentos constantes.

Desejamos encontrar um grande amor na nossa vida e com ele viver para sempre. Formar uma família, ter uma casa para chamar de nossa, filhos crescendo, estudando em boas escolas, ter muitos momentos de alegrias e lazer, diferentes viagens nas férias. Desejamos que tudo ocorra na mais perfeita ordem. As dificuldades e obstáculos que são inevitáveis em nossas vidas, que sejam coisas menores pelas quais passaremos com sabedoria e sem muito impacto.

Buscamos ter seguranças pessoais e espirituais, sem muitos conflitos existenciais. Ser amados, queridos e aprovados pelos outros, convivendo em grupos que nos identificamos. Ter uma boa autoestima, ter objetivos e motivação para correr atrás deles com muitas realizações conquistadas. Para, no fim de cada dia, podermos deitar em nossa cama depois de um dia legal de muitas superações e dormimos em paz.

Mas nem sempre a realidade nos permite viver o que desejamos. Como fazer para que nada dê errado quando damos o máximo de nós e temos medo de errar e as pessoas nos apontarem como incompetentes? Em muitas situações temos dificuldades em identificar e racionalizar as etapas pelas quais temos que passar até atingir nosso objetivo pretendido. Como ser mais forte e não querer desistir antes de começar ao encontrarmos barreiras?

Viver sempre com dificuldade de superar os obstáculos torna a vida triste e vazia. O problema continua lá, mas não se consegue resolver, pois sempre vem o conflito interno e externo. A sensação de impotência. De lutar e não obter resultado. Diante de um mundo cheio de perfeições e de pessoas em busca disso, você parece cada vez mais deslocado, mesmo vivendo uma vida "normal".

Ficamos confusos e atrapalhados e até sabemos que temos que não desistir e tentar agir, mas, às vezes, não sabemos como. Muitas pessoas não gostam de transparecer fraquezas, até para si mesmas. Muitas pessoas, por não saberem lidar com suas dificuldades, desistem e se arrependem depois. Vem o sentimento de incapacidade e impotência, tirando das pessoas as forças tão necessárias para superar nossas próprias limitações.

 Sabemos que precisamos superar vários desafios na vida, mas sempre vem o pensamento: “Não vou dar conta!” Quando isso acontece, vem o conflito mental alimentado pela sensação de incapacidade, não aceitamos e não sabemos lidar com as nossas próprias dificuldades e desistir será a melhor saída.

Quando acontece algo inesperadamente que mexe com o nosso intimo de forma negativa é difícil se sentir forte. Para muitos, a primeira vontade é de sumir, poder apagar a sua identidade e começar tudo de novo. Quando isso acontece, some-lhe tudo, inclusive a coragem para superar qualquer vontade negativa, não conseguindo colocar a atitude acima do obstáculo com razão e clareza.

Lutando sem ter um “roteiro” a seguir para atingir a superação, as pessoas cansam, desistindo do objetivo. Dificuldade em dar o primeiro passo. Sabemos que precisamos resolver, mas não sabemos por onde começar. Em toda situação que nos aparece sempre temos de tomar uma atitude, resolvê-la da melhor maneira possível e esse é grande desafio: enfrentar a decisão mais correta, sem se perder em meio ao medo e à ansiedade diante do obstáculo, tendo calma e tranquilidade para definir as metas a seguir.

Talvez você já conheça a minha história pessoal. Talvez não. Mas eu adquiri uma paralisia cerebral durante uma asfixia no parto, o que me deixou com muitas complicações na coordenação motora e dificuldades de fala. Quando era bebê, alguns médicos disseram que eu tinha alguns comprometimentos mentais e nem seria alfabetizado.

Hoje, aos 45 anos, tenho três faculdades, cinco pós-graduações, dois doutorados, 58 livros e 89 artigos científicos publicados no mundo. Claro, foram e ainda são constantes os momentos da superação em minha vida. Essa é uma história que optei por contar mais detalhadamente no primeiro capítulo desde livro assim como irei revelar várias habilidades de superações que desenvolvi por experiência própria.
“Se uma pessoa tem uma dificuldade, sofre uma tragédia ou uma desilusão, isso será algo que ninguém pode mudar. Mas o importante mesmo, será o caminho que essa pessoa escolher. Ela pode se entregar e passar a vida se lamentando e se escondendo, ou reagir em quatro passos, buscando uma vida cheia de possibilidades!”, diz o autor.

Uma coisa que tenho certeza, é que ter comportamentos de superação não é um privilégio de poucos. Somos todos capazes, mas para várias pessoas existem barreiras dentro de si que bloqueiam isso. Muitos, por não saberem definir quais os passos e atitudes que precisam ser tomadas para superar de forma concreta a situação, alimentam a vontade de desistir diante do obstáculo. Para eliminar essas dificuldades de sua vida, irei justamente explicar e dar formas para você criar hábitos de superação em quatro passos:
 
PASSO UM: APRENDA A MUDAR SUAS CRENÇAS LIMITANTES 
 
Como se livrar das crenças limitantes, que de certo modo, impede a pessoa de alcançar objetivos. Descubra o momento em que a crença foi instalada, como mudá-la, encontrando uma solução para o que lhe impede de progredir.

PASSO DOIS: FORTALEÇA A SUA AUTOESTIMA 
 
Uma autoestima fortalecida leva-nos ao caminho das superações. Maior será a capacidade em lidar com os problemas, com mais chance de conseguir passar os obstáculos da vida de forma mais tranquila. Uma boa autoestima leva à criatividade e ser criativo aumenta as possibilidades de encontrar alternativas para as questões da vida com mais chance de sucesso.

PASSO TRÊS: CRIE HÁBITOS DE RESILIÊNCIA
 
Nossa capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. Ela também nos orienta em uma tomada de decisão quando nos deparamos com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. A resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades. Uma adaptação positiva a adversidades, uma interação de sistemas adaptativos complexos, como o círculo social, família, cultura, entre outros.

PASSO QUATRO: ESTABELEÇA A SUPERAÇÃO DE FORMA RACIONAL
 
Superação significa transposição de um obstáculo ou desafio. Vencer os problemas que se apresentam ao longo de nossas vidas. Claro que nem todos os problemas conseguimos superar, daí deixamos pra lá e tocamos a vida normal. A superação de um problema tem início quando conseguimos resolvê-lo com planejamento de ações. Superar é a mudança de uma situação ruim para uma situação boa. Ultrapassar um limite. Recuperação. Ato de progredir. Fazer desaparecer, remover, resolver, superar todas as dificuldades.

Reforçando, analisaremos juntos também uma das coisas que pode lhe impedir de desenvolver os passos anteriores: você não querer sair de sua zona de conforto. Ela é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nessa condição, a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. Mas você descobrirá como sair da zona de conforto, pois qualquer mudança em sua vida ou ato de superação só ocorre fora dela.
Emílio Figueira
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger