Home » » TRINTA BALEIAS ENCALHARAM EM PRAIA POTIGUAR

TRINTA BALEIAS ENCALHARAM EM PRAIA POTIGUAR

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 22:10


Na madrugada deste domingo (22), cerca de 30 baleias da espécie baleia-piloto encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca. Técnicos ambientais e populares conseguiram devolver 25 animais ao mar, mas sete deles morreram próximos as pedras.
O resgate dos animais foi realizado por volta das 4h com uma equipe formada por técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca e embarcações da Capitania dos Portos, além do apoio de populares.

Baleias encalhadas morreram antes do resgate dos técnicos ambientais (Foto: Carlos Júnior)

Os animais ficaram presos em uma área de pedras e alguns conseguiram ser puxados em um trabalho de voluntários e embarcações.
Ainda não se sabe o que motivou o encalhe coletivo, mas os animais mortos serão recolhidos para autópsia.
O biólogo Valdir Nery está no local desde a madrugada de hoje. Ele afirmou à imprensa que a necrópsia da mortandade já foi iniciada. “Os estudos sobre as causas do encalhamento ainda serão iniciados. Por enquanto não é possível dizer o que motivou  até aqui”, frisou Valdir.

Animais foram recolhidos por escavadeiras e levados para necropsia (Foto: Carlos Júnior)

O coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima, destacou que a baleia piloto, como é chamada, é na verdade um golfinho.
“O adulto pode atingir até oito metros de comprimento e por ser tão grande o chamam popularmente de baleia”, explicou ele. Os populares que vivem na área invadiram o mar para ajudar os biológicos a reconduzi-los ao mar. Segundo informações não há perigo quanto a integridade física das pessoas.

Biólogos tentam descobrir espécie de tubarão que atacou baleia no RN

Falsa-orca foi atacada por tubarões após ser devolvida ao mar no RN (Foto: Carlos Júnior)
Falsa-orca foi atacada por tubarões após ser
devolvida ao mar no RN ...
Biólogos do Rio Grande do Norte ainda tentam identificar a espécie de tubarão que atacou uma das baleias que encalhou no litoral potiguar. Na manhã deste domingo, 30 animais da espécie falsa-orca encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca. Seis delas morreram no local. Outra, que foi devolvida ao mar, acabou morta logo em seguida ao ser atacada em alto-mar. À tarde, o corpo dela voltou à praia com várias marcas de mordidas de tubarão.
“Não  foi encontrado nenhum dente para ajudar na identificação da espécie ou espécies que atacaram o animal”, disse o biólogo Flávio José Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN).
Ainda de acordo com o biólogo, o ataque não deve preocupar banhistas que frequentam as praias da região. "Muito provavelmente o ataque aconteceu em águas profundas. É lá onde os cetáceos vivem. Os tubarões também ficam nessa área. Não há alimento para eles nas águas rasas”, explicou Flávio José. As marcas foram registradas pelos pesquisadores, que enviarão fotos para um especialista em tubarões. “Vamos tentar identificar a espécie através dessas mordidas”, acrescentou.
Das 30 baleias que encalharam, sete morreram (v
Baleias encalharam na praia de Upanema neste domingo (22) (Foto: Divulgação/PM)Baleias encalharam na praia de Upanema, litoral de Areia Branca (Foto: Divulgação/PM)
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger