Home » » Fátima diz que PT não quis fazer parte do chapão de Henrique

Fátima diz que PT não quis fazer parte do chapão de Henrique

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 31 de março de 2014 | 16:13

Candidata ao Senado criticou PMDB, PSB e PDT por se aliarem ao DEM e ao PSDB, adversários de Dilma.

Gerlane Lima/Nominuto.com
Candidata ao Senado criticou PMDB, PSB e PDT por se aliarem ao DEM e ao PSDB, adversários de Dilma.
Uma das protagonistas no processo eleitoral de 2014, a deputada federal e candidata ao Senado Fátima Bezerra criticou a postura dos partidos PMDB, PSB e PDT por se aliarem ao DEM e ao PSDB, adversários de Dilma Rousseff (PT). Em entrevista ao RN Acontece nesta segunda-feira (31), Fátima disse ainda que não quis fazer parte do "chapão".
"Fomos convidados para esse chapão, desde julho do ano passado e eu, de pronto, coloquei que não tinha a menor possibilidade do PT participar. A oposição a eles não é de natureza pessoal, e sim motivada por natureza política, ideológica onde sabemos que o
povo do Rio Grande do Norte não ia aceitar uma chapa do PT com o DEM e PSDB opositores ferrozes a Dilma e a Michel Temer", comentou.
Fátima Bezerra falou ainda sobre a decisão nacional dos partidos - PT e PMDB - de caminharem juntos no Rio Grande do Norte e que o PMDB "de uma outra para outra tomou outra decisão", argumentou.
"O PMDB excluiu e isolou o PT e formou chapa com outros partidos. O PMDB preferiu estar ao lado do DEM e do PSDB, em detrimento em estar do lado do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte", frisou.
A deputada federal disse achar "estranho" os partidos como o PSB e o PDT ter aderido ao chapão. "O PSB de Wilma faz oposição ao DEM e ao campo conservador desde sempre. O PDT nem se fala. Eu lamentou isso [a adesão] já que o PSB e o PDT sempre foram partidos de esquerda e participaram desse movimento ao longo desses 10 anos", disse.
Sobre o anúncio do apoio do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) a candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao Governo, Fátima criticou. "O PDT tem compromisso com a reeleição da presidente Dilma", justificou.
Questionada se a postura de Carlos Eduardo foi de ingratidão - já que o PT libera verbas federais e apoia a gestão de Carlos - Fátima não quis julgar como "ingrato", mas disse que contava com o apoio dele. "Gostaríamos muito do apoio do prefeito Carlos Eduardo, mas meu mandato é republicano para Natal. Penso sobre isso na questão das afinidades políticas e programáticas", garante.
O apresentador do RN Acontece, Diógenes Dantas relembrou que em 2008 as forças políticas do Rio Grande do Norte se uniram para tentar eleger Fátima Bezerra (PT) como prefeita de Natal. Sobre o assunto, Fátima disse que o PT tem legitimidade para falar do "chapão" pelo pseudo movimento de oposição.
"Os partidos querem se apresentar como de oposição e nós entendemos que não dá para caracterizar oposição já que o DEM ainda governa o RN e está na lista dos partidos aliados de Henrique", detalha.
Bloco PT e PSD
Sobre a união do PSD - do vice-governador Robinson Faria - e do PT, Fátima confirmou que o diálogo continua e que os partidos estão buscando apoio dos partidos menores. "Tivemos reuniões na última quinta e sexta e nesta segunda e vamos conseguir partidos para a coligação", descreveu.
A candidata ao Senado citou os partidos do G10 que ainda não declararam apoio a Henrique e que podem ficar com o PT e PSD.
Ainda sobre a aliança do PT e PSD, Fátima disse que a questão da coligação na proporcional será superada. "Eu diria que são questões que serão superadas. No momento oportuno, as direções do PT e do PSD e dos outros partidos terão sabedoria, habilidade e maturidade para discutir isso. A questão numa tática eleitoral atende de um lado a disputa majoritária e acho que teremos habilidade para equacionar isso ai [a coligação na proporcional]", justifica.
"Cada partido nesse momento está olhando sua candidatura ao Governo e ao Senado. O PT quer não só disputar o Governo e o Senado, queremos manter o que conquistamos nas três legislaturas. O PT quer manter e ampliar suas cadeiras na Assembleia e o PSD quer a mesma coisa", garante.
No final da entrevista, Fátima confirmou que a sua pré-candidatura está mantida, mesmo se não der certo a aliança com o PSD. "Não podemos descartar nada, inclusive uma chapa puro sangue. Posso assegurar que a nossa pré-candidatura ao Senado segue firme", afirma.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger