Home » » Mané Garrincha sedia centésimo jogo da Seleção em copas

Mané Garrincha sedia centésimo jogo da Seleção em copas

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on domingo, 22 de junho de 2014 | 10:05

Partida contra o Camarões nesta segunda-feira é a partida de número 100 do Brasil na história dos Mundiais.

Correio Braziliense

Arquivo/D.A.Press

Leônidas (à esq.) fez dois gols na primeira grande exibição do Brasil em copas, contra a Polônia, em 1938.

Quando o árbitro Jonas Eriksson apitar o fim do jogo entre Brasil x Camarões, amanhã (23), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a Seleção Brasileira terá completado 100 partidas em Copas do Mundo. Apenas a Alemanha é mais rodada no torneio, com 101 jogos. Títulos (muito) suados, eliminações vexatórias e goleadas marcaram a história de pelo menos três gerações de brasileiros.
Para contar a sensação de estar em campo com a camisa amarela e fazer parte dessa história, ninguém melhor que os próprios campeões mundiais pelo Brasil. Pepe, por exemplo, jura que previu o primeiro título, em 1958, três partidas antes da decisão, disputada contra a Suécia. “Quando Pelé e Garrincha entraram em campo, contra a União Soviética (fase de grupos), deu para ver que nosso time era o melhor. Eram dois jogadores totalmente fora do comum. Nos treinos, se destacavam. Eram claramente superiores ao Mazzolla e ao Joel (os titulares)”, contou em entrevista ao Correio.
Segundo as memórias de Pepe, a titularidade do Anjo das Pernas Tortas foi conquistada com um empurrãozinho de Nilton Santos.“Ele era muito fã do Garrincha e ficava conversando com a comissão técnica sobre botar ele para jogar. Mostrou-se muito certo”, entrega Pepe, que esteve com o grupo em 1958 e 1962, mas não chegou a entrar em campo por causa de duas lesões. “Pude ver tudo de fora, de forma um pouco menos passional. Foi uma pena, mas me ajudou a ganhar experiência, inclusive para me tornar treinador depois”, finalizou.
selecao_100jogos_770
Em 1962, o atacante Amarildo foi um dos principais personagens do bi do Brasil. Coube a ele substituir o jovem, mas já ídolo nacional, Pelé. Ao Correio, disse que sabia da responsabilidade, mas sem sentir medo. “Na hora que saiu, o Pelé falou para mim: 'Jogue como você joga no Botafogo, Amarildo. Não pense que está me substituindo'. Aquilo me motivou, me deu força para entrar e fazer os dois gols. A partir dali, vi que estava preparado.” Nossa reportagem selecionou outras curiosidades e dados importantes sobre os 99 jogos da Seleção até aqui. Confira a seguir.

* Infográfico do jornal Correio Braziliense.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger