A lista passa de 145 municípios beneficiados para 152. A alteração foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (1º)
Mais sete municípios foram acrescentados no decreto de emergência pela seca do Rio Grande do Norte. A correção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º), passando de 145 cidades beneficiadas para 152, acrescentando Ceará-Mirim, Galinhos, Macaíba, Montanhas, Pedro Velho, Pureza e São José de Mipibu.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sape), Tarcísio Dantas, a lista com os 152 municípios deveria ter saído no decreto de terça-feira (30). “A lista saiu errada, era para ter saído com todos os municípios, mas saiu essa com 145. Foi um problema no Diário Oficial, mas já está alterada e publicada”, afirmou Tarcísio.
O secretário da Sape explicou que a demora da renovação do decreto, válido até o dia 15 de setembro, se deu pela entrega de relatórios da Emparn, Caern e da própria secretaria com a análise da situação de cada município.
“Houve chuvas na região Agreste e estávamos aguardando melhoras. A Emparn estava formulando relatório para cada município, com os índices pluviométricos; a Emater com o balanço das perdas de produção agrícola e pecuária; e a Caern, com o abastecimento de água. Todas essas informações detalhadas, municípios por municípios, demandando tempo”, justificou Dantas.
Com o decreto renovado e corrigido, o secretário Tarcísio Dantas garantiu que as ações de ajuda irão continuar, como o abastecimento com carros-pipa, intensificar a construção de barragens subterrânea, ativar a abertura de adutoras de engate rápido e o envio de recursos para a compra de rações e poços.
“Tudo que é possível o Governo do Estado está fazendo, dentro das limitações financeiras, para minimizar os efeitos da seca aos que vivem da atividade rural”, declarou Tarcísio.
Postar um comentário