A prova do segundo dia abordará Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.
Rafael Araújo/Nominuto
A prova do segundo dia abordará Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) Matemática e Redação.
A prova do segundo dia abordará Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) Matemática e Redação. Dessa vez, a duração é de cinco horas, os candidatos ganham uma hora a mais no segundo dia, devido à redação. Assim como no sábado, primeiro dia do Enem, os portões serão fechados às 12h, impreterivelmente, e a prova será finalizada às 17h30.
É proibido deixar a prova antes de transcorrer duas horas. Todas as quatro provas são objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha. É obrigatória a apresentação de um documento de identidade oficial com foto. Entre as opções estão RG, carteira de trabalho (emitida após 1997), certificado de reservista, passaporte e CNH com foto. Não são aceitos documentos como certidão de nascimento, de casamento, carteira de estudante, e crachás funcionais.
O participante que não tem nenhum documento de identidade com foto por motivo de roubo ou furto pode apresentar um boletim de ocorrência e submeter-se ao preenchimento de um formulário especial. O cartão de confirmação não é obrigatório, mas é necessário levá-lo para saber em qual prédio ou sala se fará a prova.
O resultado das provas vai ser revelado em janeiro de 2015, quando, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos poderão aplicar suas notas em diferentes universidades, tentando uma vaga.
Detectores para evitar fraude
Além de chegar antes das 12h, apresentar seu documento com foto e levar o cartão de confirmação para saber sua sala, o candidato deverá usar uma caneta esferográfica preta transparente para fazer a prova.
Nos dias de realização do exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais. Mais de 17,3 mil detectores serão usados nos locais de prova. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, todos os locais de aplicação terão pelo menos um aparelho. O objetivo é evitar fraudes. Os candidatos não poderão portar equipamentos eletrônicos durante a prova. Aqueles que o fizerem serão eliminados. Selfies são proibidas. O Ministério da Educação recomenda que os alunos deixem os celulares em casa, mas serão disponibilizadas sacolas para guardar itens proibidos.
É proibido o uso de lápis, lapiseiras, canetas que não sejam pretas e transparentes, telefones celulares, qualquer equipamento eletrônico, óculos escuros, boné ou chapéu. É proibida também a entrada nas unidades com armas, mesmo que se tenha porte. O participante só pode levar a prova se sair faltando até 30 minutos.
Postar um comentário