Ligue 132 presta serviço de orientações 24 horas por dia, como forma de prevenção.
O Ministério da Justiça, através do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção do Uso de Drogas, informou ao Portal BOque, neste ano de 2014, o Ligue 132 atendeu 227 no Rio Grande do Norte. Esse número é disponibilizado para usuários, familiares de usuários ou qualquer outra pessoa interessada em saber mais sobre drogas. O programa do Governo Federal tem como objetivo prevenir o uso de entorpecente no país.
Em todo Brasil, o Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção do Uso de Drogas atendeu 22 mil pessoas, de janeiro a setembro deste ano. Só no mês de setembro, por exemplo, foram 2.716 atendimentos em todo país. A maioria das ligações foi de usuários de drogas, totalizando 955 chamadas (35% do total).
Os familiares de usuários também tiveram uma quantidade expressiva, com 877 ligações (30,5%), sendo que as mães de usuários ligaram 368 vezes (13,5%) para o call center, buscando ajuda para seus filhos.
Segundo a coordenadora do Ligue 132, Maristela Ferigolo, os familiares têm atenção e orientação direcionada para apoiar e motivar seus filhos ou parentes. “O usuário recebe aconselhamento especializado levando em consideração o estágio motivacional que se encontra. Todos os atendimentos são focados no problema específico apontado de quem busca orientação e informação sobre drogas de abuso”.
No Rio Grande do Norte, também de janeiro a setembro, a cidade com mais registros de atendimento, de acordo com o Ministério da Justiça, foi Natal, com 127 chamadas. Mossoró aparece em segundo, com 15 atendimentos, e Parnamirim em terceiro, com 10 registros.
Os dados repassados ao Portal BO mostram ainda que a droga mais procurada para orientações nas chamadas partidas do RN foram cocaína (125), tabaco (121), álcool (119) e maconha (90). A pessoa que procura o Ligue 132 pode solicitar informações sobre mais de uma droga, na mesma chamada.
Em todo Brasil, a cocaína também é a substância química mais questionada, com 46% dos atendimentos, seguida do álcool (42%) e tabaco (36%). São Paulo (2.171 atendimentos), Porto Alegre (638) e Rio de Janeiro (622) são as cidades com o maior número de atendimentos.
O Ligue 132 é um serviço público que atende 24 horas por dia, de forma sigilosa e gratuita. O programa é uma iniciativa do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Associação Mario Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência. Os atendimentos pelo Ligue 132 são realizados por profissionais da área da saúde capacitados e voltados para motivar usuário e familiar a abandonarem as drogas.
Postar um comentário