Home » » Tranquilidade é instrumento importante para o Enem, diz professor

Tranquilidade é instrumento importante para o Enem, diz professor

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on sexta-feira, 7 de novembro de 2014 | 11:42

O coordenador do Salesiano, Mário Sérgio, destacou que a prova é cansativa e é necessário ter repouso e alimentação leve.

Gerlane Lima/Nominuto
Professor enfatizou que até a prova de matemática exige interpretação, algumas questões nem precisam de cálculo.
SELO-ENEMA tranquilidade é um instrumento importante para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse Mario Sérgio Oliveira, coordenador do colégio Salesiano São José. Em entrevista aoJornal 96, da 96 FM, o professor destacou que a prova é cansativa é exigem algumas necessidades básicas como tranquilidade, repouso, alimentação leve e hidratação.
Para Mario Sérgio, a ansiedade gera incerteza e é preciso trabalhar o emocional. O Enem foca em áreas de conhecimento e a leitura contribui para um bom rendimento. “Quem ler, escreve bem e interpreta bem”.
O professor enfatizou que até a prova de matemática exige interpretação, algumas questões nem precisam de cálculo.
Mario Sérgio fez algumas observações aos candidatos. Uma delas diz respeito ao horário de chegada. “Os alunos devem chegar com uma hora de antecedência para identificar a sala de prova e começar a resolver tranquilamente às questões”.
No Rio Grande do Norte os portões abrem às 11h e fecham às 12h, por causa do horário de verão.
Na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é bom relembrar o que é preciso levar para a prova e também o que é proibido. Caneta de tinta preta fabricada com material transparente e documento de identidade com foto não podem faltar. Caso não use a caneta preta, o estudante corre o risco de não ter o cartão de respostas registrado pelo leitor ótico.
É permitido levar lanches e água. O candidato não poderá usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações. Não pode ainda usar óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, deverá colocá-lo no porta-objetos.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão que ficar no porta-objetos com lacre, embaixo da cadeira, até o fim das provas. No ano passado, mais de 20 candidatos foram eliminados por postar fotos do exame em redes sociais.
Amanhã (8) serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quaro horas e trinta minutos. No domingo (9), serão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
A redação será feita no segundo dia de prova, ou seja no domingo, e tem uma hora reservada à ela. Mas na prática esse tempo não se aplica, porém tem alguns alunos que não têm a prática de escrever, apenas de digitar e sentem alguma dificuldade na hora da redação. “A boa caligrafia influencia no resultado da redação”.
Ao receber a prova, o candidato deve verificar se o caderno de questões e o cartão de resposta têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença. O estudante não terá a prova objetiva corrigida se deixar de marcar a cor da capa do seu caderno de questões no cartão-resposta e deixar de transcrever a frase que está na capa de seu caderno de questões.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. E levar o caderno de questões somente nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Se descumprir essas regras, será eliminado.

Ouça a entrevista:
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger