Outra universidade do Estado ficou com conceito 3, e Índice Geral de Cursos de 2,394.
Ministério da Educação
Eduardo Mendonça
Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semi-Árido despontaram conquistaram conceito 4 na avaliação do MEC.
O conceito 5 é o máximo na avaliação do MEC, mas não foi atingido por nenhuma das universidades do Estado. A Universidade Potiguar saiu atrás das duas instituições públicas e registrou apenas 2,394 de IGC, além de conceito 3.
Para serem reprovadas, as instituições precisam ficar abaixo da faixa 2 do IGC, que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.
Calculado anualmente, o IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, a infraestrutura da instituição e a qualidade do corpo docente).
O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Notas 1 e 2 são insuficientes para a avaliação e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das penalizações possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que as instituições apontem soluções para melhora do desempenho.
Postar um comentário