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Black Friday: consumidor têm até sete dias para desistir da compra

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on terça-feira, 29 de novembro de 2016 | 05:16

Em caso de produtos com defeito, Código do Consumidor prevê até 90 dias para cancelamento.

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Órgãos de defesa do consumidor recomendam que o pedido de desistência da compra seja documentado.
Os consumidores que agiram por impulso durante as compras da Black Friday podem voltar atrás. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar a compra em um prazo de até sete dias corridos.
No caso de compras virtuais, os consumidores devem cancelar a compra em até sete dias após o recebimento do produto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), não é necessário justificar para pedir o cancelamento da compra.
Caso o produto apresente defeito, o prazo para voltar atrás é ainda maior. Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor prevê 30 dias para reclamações sobre problemas em produtos não duráveis, como roupas e sapatos, e de 90 dias para itens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos. 
Os órgãos de defesa do consumidor recomendam que o pedido de desistência da compra seja documentado (pode ser por e-mail). Se a cobrança for feita mesmo assim, o consumidor pode pedir a devolução do dinheiro e até mesmo cobrar uma indenização do varejista.
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