A Federal Trade Commission (FTC) lançou uma declaração explicando que a partir de agora, todos os medicamentos homeopáticos (OTC) terão de apresentar uma etiqueta indicando claramente que não funcionam.
A homeopatia é um tipo de pseudociência que se tornou popular no século 18 e envolve o tratamento de doenças com pequenas quantidades de agente patogênico. Os produtos são diluídos até ao ponto em que o medicamento contém uma molécula de ingrediente ativo para cada 1030 de moléculas de água. A solução é feita em forma líquida ou misturada com açúcar e transformada em comprimido.
Apesar do que os homeopatas dizem, nunca houve qualquer evidência científica de cura de qualquer tipo de doença com esse tratamento. Pelo contrário, muitos médicos estão extremamente preocupados com homeopatia, já que às vezes, ela é usada em vez de medicação genuína para certas condições médicas.
No entanto, a FTC anunciou que vai finalmente começar a cumprir um regulamento que introduziu em 1972, exigindo que todas as alegações de eficácia do produto sejam fundamentadas. Surpreendentemente, eles nunca reprimiram os fabricantes de medicamentos OTC no passado, mas a ideia foi modificada devido à quantidade de produtos comercializados.
Agora todos os medicamentos homeopáticos terão de vir com uma etiqueta explicando claramente que “não há evidência científica de que o produto funciona e que as supostas características do produto são baseadas apenas em teorias da homeopatia de 1.700 não aceitas pela a maioria dos médicos“.
Isso não significa que as farmácias serão obrigadas a parar de vender produtos homeopáticos. Porém, elas devem garantir que os consumidores não estejam enganados ao usá-los.
Jornal Ciência, via IFL Science
Postar um comentário