Após sofrer duas derrotas em disputas de cinturão para TJ Dillashaw, e não ter voltado a se apresentar da forma como os fãs estavam habituados a vê-lo, Renan Barão tomou uma decisão: passar um tempo nos EUA, treinando com o seu técnico, Jair Lourenço. Líder da academia Kimura, em Natal, Lourenço convenceu o ex-campeão dos pesos-galos do UFC a deixar temporariamente o Brasil para se concentrar exclusivamente em Aljamain Sterling, seu adversário no UFC 214. Em entrevista exclusiva ao Combate.com em Anaheim (EUA), o treinador disse que a mudança fez com que Barão se tornasse um atleta fora do tatame, algo que ainda não havia acontecido na sua carreira.
– Na verdade, o Dillashaw como campeão, tendo ganho duas vezes do Barão, impossibilitava muito ele voltar a disputar o cinturão no peso-galo. Ele sofria muito na categoria, sofria muito para bater o peso para talvez nem ter oportunidade de disputar título novamente. Quando o Dillashaw perdeu, e eu sabendo que o Barão queria morar aqui, eu disse: “Se ele vier morar aqui, vamos poder ficar em cima dele”. Para ele ser atleta não só no tatame, porque no tatame o Barão é exemplar, mas fora do tatame ele não era atleta como é no tatame. Agora está aprendendo a ser atleta, dormir cedo, se regrar, fazer a alimentação certa. O Barão normalmente começava o camp com 75kg, 76kg. Agora começou com 71kg e terminou com 69kg, faltando só 3kg para bater o peso. Ele está aí, brincando, feliz. Nós conversamos, falei que era a vida dele, perguntei se ele queria ser mais um ou ser o melhor. Para ser o melhor, tinha que se esforçar e descer para 61kg. A Claudinha também conversou com ele. Graças a Deus deu tudo certo.
O melhor corte de peso fez com que Barão ficasse mais bem condicionado fisicamente. A expectativa da equipe é que ele tenha uma performance superior às suas últimas, e o objetivo é que a vitória venha por nocaute ou finalização.
– O Barão nessa luta vai trabalhar muito bem a parte de wrestling. Se precisar atacar, vai fazer bem a queda. O condicionamento físico estará melhor porque o corte de peso não foi tão sofrido. Antes ele ficava muito pesado e agora ele focou em ficar mais leve. Devido a não ser tão sofrido, a performance será melhor. Nos penas não era tão sofrido, mas ele ficava mais lento, mais acomodado por não cortar tanto peso, e os caras eram bem maiores. Acho que na performance ele estará melhor fisicamente. Estou visualizando nocaute ou finalização. Mas ele está pronto para três rounds. Se fossem cinco, estaria pronto também. Mas a estratégia é finalizar a luta. Tenho certeza de que veremos o Barão do início, porque no início é quando ele não sofria tanto para bater o peso. Mas, na verdade, cada vez que você cortava o peso e recuperava, você sempre ficava 1kg, 2kg mais pesado que o normal, por causa do soro intravenoso, que não é mais permitido. Isso dificultou as últimas performances dele (no peso-galo), mas acho que nessa agora ele vai entrar voando
Combate
Nenhum comentário:
Postar um comentário