Decisão da vaga para próxima fase acontece às 22 horas, na Arena das Dunas. Alvinegros promete festa nas arquibancadas
O ABC tem a oportunidade de fazer história nesta quarta-feira (15), na Arena das Dunas, a partir das 22 horas. Contra o Cruzeiro, atual líder da Série A, o Alvinegro disputa uma das quatro vagas nas semifinais da Copa do Brasil. No primeiro confronto, os mineiros venceram por 1 a 0 e jogam pelo empate.
Uma vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o time potiguar para uma inédita disputa de semifinais no torneio nacional. Em caso de repetição do placar de ida, a luta pela vaga avança para a decisão nos pênaltis. Vitória do Cruzeiro ou derrota mineira por apenas um gol de diferença, exceto o placar mínimo, dá a vaga aos visitantes.
A chance abecedista de despachar o time celeste é tratada com sobriedade por comissão técnica e jogadores. Diante do melhor ataque da primeira divisão, o time potiguar precisará encontrar equilíbrio na defesa para não sofrer gols e, ao mesmo tempo, empreender um ataque eficiente para chegar aos gols que precisa para avançar na competição.
Nas competições nacionais, as duas equipes vivem momentos distintos. O ABC luta contra o rebaixamento, apesar de aparecer em condições de terminar a Série B sem sustos. Já o Cruzeiro é líder isolado da Série A e depende apenas de si para conquistar o título do Brasileiro.
A semelhança entre as duas equipes se resume apenas à sequência negativa recente. Os cruzeirenses vêm de duas derrotas e vê sua liderança virtualmente ameaçada com a queda da distância em relação ao segundo colocado, enquanto o ABC não tem conseguido alcançar uma série de vitórias seguidas para afastar o risco da degola.
Provável titular na equipe para enfrentar o Cruzeiro, o lateral-direito Madson defendeu equilíbrio na equipe, mas principalmente, eficiência para chegar aos gols e, se possível, à classificação inédita para a próxima fase da competição.
“No futebol você precisa ter equilíbrio, tanto na defesa, quanto no ataque. Com o professor Moacir, estou tendo essa liberdade de sair para o ataque. A equipe do Cruzeiro é rápida, com jogadores habilidosos na frente, acho que é manter a mesma estratégia e jogar por uma bola. É 1 a 0 para tentar levar para os pênaltis, 2 a 0 para buscar no tempo normal”, afirmou Madson.
Desfalques
Se o lateral é nome quase certo na equipe, outros cinco jogadores sequer vão aparecem na lista de convocados e são desfalques. Os volantes Marcel e Michel estão fora por terem atuado pela Caldense na competição. Os meias Ronaldo Mendes e David Sacconi, além do atacante Zambi, estão todos fora por estarem inscritos na Copa do Brasil.
A dúvida, até a divulgação dos relacionados, fica por conta da participação dos atacantes João Paulo e Lúcio Flávio. Os dois seguem entregues ao departamento médico do clube, mas ainda não foram vetados para a partida. A novidade é a liberação do centroavante Dênis Marques que treinou normalmente e pode aparecer entre os titulares.
O técnico Moacir Júnior, mesmo sem anunciar a equipe titular, confirmou a estratégia que pretende adotar para parar o ataque celeste e chegar ao feito histórico. “ Precisamos da retenção de bola na frente. A gente sabe que vai estar jogando contra o líder do Brasileiro, mas você se credenciou a estar nessa fase, e no jogo de ida se credenciou com a apresentação e um resultado. O favoritismo é amplo do time do Cruzeiro, mas vamos buscar dificultar ao máximo e lutar pela classificação”, concluiu.
Raposa quer classificação
O Cruzeiro, adversário do ABC, vem de duas derrotas consecutivas que acabaram por quebrar o tabu sem duas derrotas seguidas, desempenho que já durava mais de cinco meses. Além de a Raposa viver um momento de oscilação, outro fator que pode animar o torcedor abecedista é a eliminação após uma sequência assim.
Três dias após o revés em maio, diante do Atlético-MG, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o San Lorenzo e deu adeus ao sonho do título da Taça Libertadores da América. Em campo, o clima também não é totalmente tranquilo. No treino realizado ontem à tarde, o centroavante Marcelo Moreno, lateral-direito Mayke e o volante Lucas Silva foram poupados.
Os meias Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, assim como os atacantes Júlio Batista e Dagoberto sequer participaram da movimentação e estão fora do jogo. Para o lateral-direito Ceará, que disputa a vaga com Mayke, a classificação é a chance para a Raposa se reafirmar na temporada.
“Temos uma chance clara de classificar, a conversa é importante e todo mundo está bem concentrado no próximo desafio que é o ABC nesta quarta -feira. Nosso objetivo é classificar para a próxima fase. Vamos fazer de tudo para conseguir a classificação sem ir para as penalidades. Deve ter muito esforço, dedicação, adversário preparado e certamente vamos sofrer grande pressão da torcida”, afirmou.
Ficha técnica
Local: Arena das Dunas, Natal-RN
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco – RS (ASP-FIFA)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco – RS (ASP-FIFA)
ABC: Gilvan; Madson, Marlon, Samuel e Somália; Fábio Bahia, Daniel Amora, Marcel e Xuxa; João Paulo (Dênis Marques) e Rodrigo Silva. Técnico: Moacir Júnior.
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Manoel e Egídio; Willian Farias, Nilton, Henrique e Willian; Borges e Alison. Técnico: Marcelo Oliveira.
Postar um comentário