Elaborados pelo programa de pesquisas ConsumerLab, os itens apresentados foram obtidos a partir da opinião de mais de 1,1 bilhão de pessoas.
FD/Tecnologia
Elaborados pelo programa de pesquisas ConsumerLab, os 10 itens apresentados foram obtidos a partir da opinião de mais de 1,1 bilhão de pessoas.
O que esperar da tecnologia em 2016? Na quinta edição do relatório anual "10 Hot Consumer Trends", a empresa de telecomunicações Ericsson apresentou as 10 maiores tendências tecnológicas para este ano e para os próximos.
Elaborados pelo programa de pesquisas ConsumerLab, os 10 itens apresentados foram obtidos a partir da opinião de mais de 1,1 bilhão de pessoas de 24 países diferentes, com foco em 43 milhões delas, usuários assíduos de smartphones que vivem em 10 grandes cidades do mundo.
Confira os 10 tópicos da lista:
The Lifestyle Network Effect - Quatro entre cinco pessoas acreditam que os benefícios gerados pelo uso de serviços online são maiores quando mais pessoas os utilizam, como por exemplo quando críticas e avaliações de usuários ajudam na escolha de hotéis, restaurantes e outros serviços.
Streaming Natives - Em 2015, cerca de 20% dos adolescentes de 16 a 19 anos passaram ao menos 3 horas por dia assistindo a vídeos no Youtube, contra apenas 7% em 2011. Levando em conta um período menor, 46% dos usuários nessa faixa etária afirmaram que passaram ao menos uma hora por dia na plataforma.
Artificial Intelligence Ends the Screen Age - A inteligência artificial permitirá no futuro interagir com eletrodomésticos e outros objetos da casa sem a necessidade da tela de um smartphone, tablet ou laptop. Cerca de metade dos entrevistados afirmou acreditar que será possível falar com os utensílios domésticos.
Virtual Gets Real - Em 2016, os consumidores desejam integrar a tecnologia de realidade virtual a todas suas atividades do dia a dia, como assistir a esportes e até tirar selfies em 3D para experimentar roupas, calçados e acessórios em lojas online. Além disso, 44% deles querem imprimir seus próprios alimentos.
Sensing Homes - Nos próximos cinco anos, a tecnologia pode estar presente nos tijolos e no cimento usados para construir casas. Isso porque 55% dos donos de smartphones acham que materiais de construção conterão sensores capazes de detectar erros de construção, mofo e problemas na eletricidade.
Smart Commuters - Durante o percurso de casa para o trabalho ou da volta da consulta com o médico, quem usa carro ou transporte público para se deslocar pela cidade quer sentir que seu tempo parado no trânsito é útil. Em relação a isso, 86% dos entrevistados fariam uso de aplicativos personalizados e específicos para esses momentos.
Emergency Chat - Mais da metade de usuários de smartphones acredita que as redes sociais se tornarão o melhor modo para contatar pessoas e serviços em momentos de emergências no período de três anos. Além disso, seis entre 10 pessoas têm interesse na criação de um aplicativo de alerta de desastres, que oferecerá informações corretas e atualizadas.
Internables - Cerca de metade dos usuários de smartphones acha que em três anos existirão sensores internos que informarão o estado de saúde do organismo de cada pessoa. Já oito entre 10 pessoas gostariam que a tecnologia pudesse melhorar sentidos como visão e audição.
Everything Gets Hacked - A maioria dos consumidores ainda entende vírus e hackers como grandes problemas do universo online. No entanto, 20% dos entrevistados afirmam que podem acreditar mais em empresas que foram hackeadas e que prontamente resolveram o problema.
Netizen Journalists - Os entrevistados estão compartilhando mais informações do que nunca e acreditam que isso pode aumentar a sua influência na sociedade. Para mais de um terço deles, por exemplo, denunciar um caso de corrupção ou de fraude de uma empresa pela internet é mais eficiente que chamar a polícia.
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