Home » » Crise econômica reduz número de declarações de imposto de renda no Estado

Crise econômica reduz número de declarações de imposto de renda no Estado

Written By BLOG DO WOLNEY ERICK on segunda-feira, 2 de maio de 2016 | 12:59

Segundo a Receita, Rio Grande do Norte teve decréscimo de 746 declarações em relação ao ano passado.

FD/Economia
Receita Federal registrou queda de 298.671 mil para 296.925 mil declarações realizadas neste ano no Rio Grande do Norte.
A crise econômica brasileira provocou redução no número de declarações de impostos de renda em todo o país, inclusive no Rio Grande do Norte. Segundo os dados da Receita Federal, 27,85 milhões de contribuições foram registradas neste ano, o que representa uma redução em cerca de 0,13% do total dos envios em comparação ao ano passado. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Sílvio Moreira, no RN houve um decréscimo de 746 declarações.
No ano passado foram realizadas 298.671 mil declarações, já neste ano 296.925 mil contribuintes enviaram as informações sobre seus rendimentos. “Mesmo com a crise a Receita Federal tinha perspectiva de que o número de contribuições aumentasse cerca de 2,1%. Nós não esperávamos que a crise afetasse as declarações de forma tão drástica”, lamentou o auditor.
silvio-mSílvio Moreira revelou também que a Receita Federal registrava sempre acréscimo de 4 a 5% no total de contribuições antes da crise econômica. “O normal era sempre ter esse acréscimo no número de declarações. E, exatamente por isso nós não acreditávamos que fôssemos ter uma redução tão significativa. Estudos feitos pela Receita Federal apontavam para um crescimento de 2,1% nas contribuições neste ano. Infelizmente o cenário foi diferente”, destacou.
Malha fina
Quem caiu na malha fina ao declarar o imposto de renda na última sexta-feira (29) ainda pode regularizar a situação com a Receita Federal. De acordo com Silvio Moreira, para regularizar a situação, o contribuinte precisa acessar o site da Receita e ir até o E-cac (Centro de Atendimento ao Contribuinte).
Neste local o contribuinte poderá verificar se está em malha. Caso realmente esteja com restrição junto a Receita, é preciso verificar o motivo e após isso realizar uma revisão na declaração.
Caso o contribuinte acredite que declarou de forma correta, só resta esperar que a Receita Federal entre em contato. “Neste caso é necessário esperar que a Receita entre em contato para provar que as informações acerca dos rendimentos estavam corretas”, afirmou Silvio.
Share this article :

Postar um comentário

 

Copyright © 2017. Blog do Wolney Érick - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Blogger